Newsletter Nº81

Newsletter Nº81
News­let­ter Nº81

Faz hoje anos que nas­ceu August Möbius. Este mate­má­ti­co ale­mão, nas­ci­do em 1790, ficou conhe­ci­do pela sua des­co­ber­ta da ban­da Möbius. Tra­ta-se de uma super­fí­cie bidi­men­si­o­nal não ori­en­tá­vel, com ape­nas um lado quan­do embe­bi­da no espa­ço eucli­di­a­no tridimensional.
Esta sema­na ficá­mos a saber que a Cray apre­sen­tou o seu super-com­pu­ta­dor mais rápi­do — o XC50 — que ultra­pas­sa o peta­flop de pico de pro­ces­sa­men­to por bas­ti­dor. A arqui­tec­tu­ra des­te novo super-com­pu­ta­dor supor­ta qua­tro nós de com­pu­ta­ção cada um deles jun­tan­do o pro­ces­sa­dor cen­tral com uma uni­da­de de ace­le­ra­ção grá­fi­ca NVIDIA Tes­la P100. Os astro­nau­tas que se encon­tra­vam a bor­do da esta­ção espa­ci­al chi­ne­sa Tiangong‑2 vão regres­sar à Ter­ra no fogue­tão Shenzhou-11. Dados da son­da New Hori­zon apon­tam para a exis­tên­cia de um oce­a­no por bai­xo da zona gela­da em for­ma­to de cora­ção em Plu­tão. Por fim, a Micro­se­mi anun­ci­ou o pri­mei­ro pro­ces­sa­dor FPGA a dis­po­ni­bi­li­zar uma arqui­te­tu­ra RISC‑V assim como uma pla­ta­for­ma de soft­ware para o desen­vol­vi­men­to para este processador.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.