Newsletter Nº73

Newsletter Nº73
News­let­ter Nº73

Faz hoje 225 que nas­ceu o físi­co Micha­el Fara­day. Este bri­lhan­te cien­tis­ta Inglês con­tri­buiu para avan­ços mui­to sig­ni­fi­ca­ti­vos nas áre­as do elec­tro­mag­ne­tis­mo e da elec­troquí­mi­ca. As suas prin­ci­pais des­co­ber­tas inclu­em os prin­cí­pi­os sub­ja­cen­tes à indu­ção elec­tro­mag­né­ti­ca, ao dia-mag­ne­tis­mo e à elec­tró­li­se. Ficou imor­ta­li­za­do pela uni­da­de Farad, que repre­sen­ta a capa­ci­tân­cia eléc­tri­ca — capa­ci­da­de de um cor­po arma­ze­nar car­ga eléc­tri­ca. Esta sema­na ficá­mos a saber que a pri­mei­ra esta­ção espa­ci­al chi­ne­sa — Tiangong‑1 — está fora de con­tro­lo e irá des­pe­nhar-se na ter­ra algu­res em 2017. Esta esta­ção tem 8.5 tone­la­das de peso e foi lan­ça­da em 2011. A Apple lan­çou a nova ver­são do seu sis­te­ma ope­ra­ti­vo MacOS Sier­ra duas sema­nas depois do lan­ça­men­to do seu ulti­mo iPho­ne. A ARM lan­çou esta sema­na o seu ARM Cor­tex-R52. Tra­ta-se de um pro­ces­sa­dor real-time com fun­ci­o­na­li­da­des de segu­ran­ça avan­ça­das para veí­cu­los autó­no­mos e robôs médi­cos e indus­tri­ais. A STMi­cro­e­lec­tro­nics já anun­ci­ou que irá licen­ci­ar esta ver­são do pro­es­sa­dor. Foi lan­ça­da uma nova ver­são do Ardui­no IDE — 1.6.12 — que supor­ta o novo sis­te­ma ope­ra­ti­vo da Apple e que inclui uma inte­gra­ção expe­ri­men­tal com o Ardui­no Cloud API.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.