Newsletter Nº48

Newsletter Nº48
News­let­ter Nº48

Esta sema­na a Micro­soft, na sua con­fe­ren­cia Build’16, apre­sen­tou um pro­tó­ti­po da shell bash a cor­rer nati­va­men­te em Win­dows. Em con­jun­to com a Cano­ni­cal, empre­sa que nos trás o Ubun­tu foi apre­sen­ta­do este Demo que pode­rá mudar a for­ma como olha­mos para o Win­dows e com as suas pos­si­bi­li­da­des de cor­rer nati­va­men­te biná­ri­os de Ubun­tu. O Labo­ra­tó­rio Lawren­ce Liver­mo­re em con­jun­to com a IBM apre­sen­ta­ram um chip desig­na­do por Tru­e­North que é base­a­do em neu­ro-sinap­ses. Esta pla­ta­for­ma esca­lá­vel irá pro­ces­sar o equi­va­len­te a 16 milhões de neu­ró­ni­os e con­su­mir o equi­va­len­te a uma bate­ria de um auri­cu­lar — cer­ca de 2.5W. Foi esta sema­na tam­bém apre­sen­ta­do um PUL­Pi­no — tra­ta-se de um pro­ces­sa­dor open-sour­ce que irá per­mi­tir no futu­ro o desen­vol­vi­men­to de dis­po­si­ti­vos elec­tró­ni­cos uti­li­zá­veis, por par­te de uni­ver­si­da­des e de peque­nas empre­sas. Ain­da esta sema­na ficá­mos a conhe­cer um pan­tó­gra­fo voa­dor desen­vol­vi­do pelo MIT.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker e na rubri­ca “Docu­men­ta­ção” apre­sen­ta­mos qua­tro livros (eBo­oks) que podem ser des­car­re­ga­dos livre­men­te e que esta sema­na são sobre C fun­ci­o­nal, fun­da­men­tos de mecâ­ni­ca quân­ti­ca, dese­nho de chips ana­ló­gi­cos, pro­jec­tos de chips digi­tais e a liga­ção per­di­da — uma intro­du­ção ao desen­vol­vi­men­to para Web e pro­gra­ma­ção. Fala­mos ain­da sobre as revis­tas PROGRAMAR — edi­ção 52 e Mag­PI 44.

Lem­bra­mos que no pró­xi­mo sába­do, dia 2 de Abril vamos par­ti­ci­par no Dia do Ardui­no e estão todos con­vi­da­dos para apa­re­cer nas nos­sas ins­ta­la­ções para o Open Day.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.

jpralves João Alves