Newsletter Nº44

Newsletter Nº44
News­let­ter Nº44

Esta sema­na o Rasp­ber­ry Pi fez 4 anos. Com mais de oito milhões de pla­cas ven­di­das foi apre­sen­ta­da a ter­cei­ra ver­são da pla­ca. Esta vem com um CPU ARM Cor­tex-A53 de 64-bit a 1.2GHz (sen­si­vel­men­te 10x o desem­pe­nho do Rasp­ber­ry Pi 1), inter­fa­ce Wire­less 802.11n e Blu­e­to­oth 4.1. A fabri­can­te de pneus Goodye­ar apre­sen­tou um novo pro­tó­ti­po de pneu esfé­ri­co desig­na­do Eagle-360 que alte­ra a for­ma tra­di­ci­o­nal como conhe­ce­mos os pneus e pode­rá ser um dos aspec­tos ino­va­do­res na nova gera­ção de car­ros sem con­du­tor. Ficá­mos tam­bém a conhe­cer a for­ma como os robots estão a aju­dar as cirur­gi­as tan­to pelo fac­to de serem mais pre­ci­sos como pode­rem ir a locais onde as mãos huma­nas têm dificuldade.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker e na rubri­ca “Docu­men­ta­ção” apre­sen­ta­mos qua­tro livros (eBo­oks) que podem ser des­car­re­ga­dos livre­men­te e que esta sema­na são sobre Con­cei­tos de bases de dados Ora­cle, algo­rit­mos em teo­ria de jogos, a teo­ria e a téc­ni­ca asso­ci­a­das à musi­ca elec­tró­ni­ca, um livro sobre a for­ma como o “Public Domain” está a mol­dar a nos­sa soci­e­da­de e um livro sobre o Sonic Pi. Fala­mos igual­men­te da revis­ta Mag­PI 43 e sobre a newe­lec­tro­nics de 23 de fevereiro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.

jpralves João Alves