Newsletter Nº35

Newsletter Nº35
Newsletter Nº35

Esta é a última semana do ano. Ficámos a saber que a Panasonic desenvolveu uma resina especial que é um polímero flexível e que juntamente com outro material permite a criação de circuitos electrónicos flexíveis. Depois de dois anos, o Yutu – veiculo lunar chinês – descobriu um novo tipo de rocha lunar. Esta poderá ser muito importante para revelar as origens do nosso satélite natural. Na véspera de Natal foi lançada a primeira versão do Perl 6. O seu desenvolvimento começou à 15 anos atrás!.

Durante 35 semanas a Newsletter trouxe novidades, dicas, circuitos, apresentámos outros projetos de maker, identificámos modelos 3D interessantes, cursos online interessantes de participar, ferramentas open source muito úteis, etc.

Em retrospectiva do ano de 2015 tivemos como principais noticias a Tesla a apresentar o “powerWall” – sistema de baterias para casa, o Linux que fez 24 anos e lançou a versão 4.3, o primeiro site web que foi montado à 25 anos. No mundo empresarial, observámos que foi rico em fusões, a Avago technologies comprou a Broadcom, a Intel adquiriu a Altera, a Dialog Semiconductor comprou a Atmel. A Dell e a EMC juntaram-se. A Western Digital adquiriu a SanDisk, a ON Semiconductor adquiriu a Fairchild Semiconductor e a NXP fundiu-se com a Freescale. Cá em Portugal tivemos mais uma Maker Faire Lisbon – esta já sem o “Mini”.

Vimos nascer diversos Microcomputadores: o BBC micro:bit para as escolas inglesas, o Raspberry Pi Zero, o C.H.I.P., o TI MSP432, o Artik da Samsung, o Tessel 2 No universo do IoT, observámos diversas iniciativas como o LiteOS, o Brillo, o Thread Wireless Networking Protocol, o AWS IoT, a ARM juntar-se com a IBM e ARM lança novo produtos.

A Microsoft mudou o paradigma dos Sistemas Operativos Windows “Oferecendo” a atualização para o Windows 10. A Google reconfigurou a sua organização criando uma entidade chapéu – a Alphabet. Tivemos o caso de utilização de electrónica para contornar os resultados de testes de poluição em veículos do grupo Volkswagen.

No campo das noticias bizarras: a mensagem mais antiga dentro de uma garrafa foi encontrada – tem 108 anos, uma horta debaixo de agua, existe agua em Marte e ficámos a saber que os neutrinos têm massa. Uma equipa cria circuitos analógicos e digitais dentro de plantas vivas. Um médico salvou um bebé de 2 anos recorrendo a um dispositivo improvisado dentro de um avião. Foi descoberto um documento onde a constante PI é associada a física quântica.

Noticiámos o aparecimento de carros autónomos da Tesla e da Baidu. São também noticia os problemas(../13/#Novidades-da-Semana) destas tecnologias emergentes. Falámos da Jaguar com o seu controlo remoto do carro. A Yamaha apresenta o seu MOTOBOT – mota conduzida por um robot.

Foi igualmente noticia uma viatura ser controlada através do cerebro e um inventor que desenvolveu um carro com condução autónoma na sua garagem.

A construção de Móveis em 3D ou um homem paralisado que consegue usar o braço com sinais do seu cerebro, a utilização de exoesqueletos para desempenhar funções complicadas para o Homem. A impressão 3D de umas costelas para utilização num ser Humano.

Finalmente foram lançados o PHP 7 e o Perl 6.

Na Newsletter desta semana falamos de vários projetos de maker que poderão ser interessantes de explorar. Iremos construir um circuito que permite usar um relógio de tempo real (RTC). E em jeito de balanço apresentamos todas as ferramentas open source que foram abordadas ao longo de 2015 e atualizamos as suas versões.

Votos de Boas Festas para todos. Bom ano de 2016!

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.

jpralves João Alves