Newsletter Nº274

Newsletter Nº274
Newsletter Nº274

Faz anos hoje que nascia, em 1863, o inventor e fabricante automovel americano Henry Ford. Ele foi o primeiro a experimentar motores de combustão interna enquanto era engenheiro da Edison Illuminating Company. Ele finalizou o primeiro motor a gasolina utilizável a 24 de Dezembro de 1893. O quadriciclo que ele projectou, fez o seu primeiro teste de estrada a 4 de Junho de 1896. Em 16 de Junho de 1903, ele e onze investidores assinaram documentos para criar a Ford Motor Company. A 1 de Outubro de 1908, Ford introduziu o Modelo T confiável e de baixo custo, enquanto continuava a revolucionar a indústria. A Ford introduziu peças fabricadas com precisão projectadas para serem peças padronizadas e trocáveis. Em 1 de Dezembro de 1913, a produção foi aumentada usando uma linha de montagem em movimento contínuo. Em 1918, metade de todos os carros na América eram do modelo T. O último modelo T saiu da linha de montagem em 26 de maio de 1927.

Faz também anos hoje que nascia, em 1888, o físico e engenheiro electrotécnico russo-americano Vladimir K. Zworykin. Ele ficou conhecido como o “o pai da televisão”. Simultaneamente ao início das transmissões de rádio, Zworykin estava a desenvolver um sistema de transmissão de som e imagem. Outros inventores estavam usando um sistema motorizado de varredura mecânica com discos rotativos capazes de fotografar uma polegada quadrada. Era pesado, volumoso e pouco prático para uso doméstico. Zworykin, na Westinghouse, desenvolveu um sistema de televisão digital usando as suas inovações, o iconoscópio e o cinescópio, os precursores da câmara de televisão actual. Ele também inventou o microscópio electrónico.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1940, e empresário e inventor inglês Clive Sinclair. Ele fundou a Sinclair Radionics em 1961, onde produziu a primeira calculadora eletrônica de bolso em 1972 (Sinclair Executive). Mais tarde, a Sinclair entrou na produção de computadores domésticos e produziu o Sinclair ZX80, o primeiro computador doméstico de mercado de massas do Reino Unido por menos de £ 100 e, posteriormente, com a Sinclair Research, o ZX81 e o ZX Spectrum; o último é amplamente reconhecido pelos consumidores e programadores pela sua importância nos primeiros dias da indústria britânica de computadores domésticos. Ficou também conhecido por ter criado um veiculo electrico com baterias – o Sinclair C5. Embora tenha sido um fracasso comercial foi dos primeiros veículos eléctricos a serem comercializados para o publico. Tinha autonomia de 32Km, pesava 45Kg e tinha uma velocidade máxima de 24 km/h. Foi lançado em 1985 e apenas foram produzidas 14.000 unidades.

Nesta semana que passou a NASA lançou a missão Marte 2020 – Perseverance Rover. A missão transportará o veiculo Perseverance até Marte, e aterrará o mesmo na cratera Jezero daqui a cerca de sete meses a 18 de Fevereiro de 2021. O veiculo tem acoplado o helicóptero Ingenuity com o qual tentarão fazer uma serie de experiências relacionadas com o voo de veículos noutros planetas. Aparentemente pouco tempo após a descolagem do foguetão ULA Atlas V’s Centaur foi recebido um sinal de telemetria nas estações terrestres com dados a indicar que a nave espacial tinha entrado num estado conhecido como modo de segurança. Muito provavelmente isto sucedeu porque ao entrar na sombra da Terra a temperatura encontrava-se abaixo do esperado. Tendo todos os parâmetros voltado ao normal a equipa da missão está a fazer um diagnostico completo ao foguetão para que possa coloca-lo novamente no seu modo normal.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentada a revista MagPI Nº 93 de Agosto assim como a revista newelectronics de 8 de Julho. São apresentados os livros How to Code in Python 3 e Python Machine Learning Projects.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.