Newsletter Nº272

Newsletter Nº272
News­let­ter Nº272

Faz hoje anos que nas­cia, em 1704, o enge­nhei­ro mecâ­ni­co inglês John Kay). Ele foi o inven­tor do tear de for­ça com car­ro voa­dor, paten­te­a­do em 1733, o que foi um pas­so impor­tan­te para a tece­la­gem auto­má­ti­ca. Kay colo­cou cai­xas de trans­por­te em cada lado do tear, conec­ta­das por uma pran­cha lon­ga, conhe­ci­da como cor­ri­da de trans­por­te. Por meio de cor­das pre­sas a um pino de pic­king, um úni­co tece­lão, usan­do uma mão, pode fazer com que a lan­ça­dei­ra seja empur­ra­da para fren­te e para trás atra­vés do tear de uma cai­xa de lan­ça­dei­ra para a outra. Um tece­lão usan­do o car­ro voa­dor de Kay pode­ria pro­du­zir teci­dos mui­to mais lar­gos em velo­ci­da­des mais rápi­das do que antes.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1888, o Físi­co holan­dês Frits Zer­ni­ke. Ele rece­beu o Pré­mio Nobel de Físi­ca em 1953 pela sua inven­ção do micros­có­pio de con­tras­te de fase, um ins­tru­men­to que per­mi­te o estu­do da estru­tu­ra celu­lar inter­na sem a neces­si­da­de de man­char e, assim, matar as célu­las. Além de sua capa­ci­da­de de tor­nar visí­vel objec­tos micros­có­pi­cos e inco­lo­res, tam­bém é pos­sí­vel detec­tar peque­nas falhas em espe­lhos, len­tes de teles­có­pio e outros ins­tru­men­tos indis­pen­sá­veis à pes­qui­sa. Nes­se sen­ti­do, a pla­ca de fase de Zer­ni­ke ser­ve como um indi­ca­dor que loca­li­za e mede peque­nas irre­gu­la­ri­da­des da super­fí­cie numa frac­ção do com­pri­men­to de onda da luz.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1906, o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Rey­nold B. John­son. Ele é conhe­ci­do como sen­do o pai do dis­co rígi­do. Duran­te o perío­do em que foi fun­ci­o­ná­rio da IBM ain­da foi res­pon­sá­vel por outras inven­ções que inclu­em equi­pa­men­tos auto­má­ti­cos de pon­tu­a­ção de tes­tes e a fita de cas­se­te de vídeo.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1926, o Bioquí­mi­co ame­ri­ca­no Irwin Rose. Ele rece­beu uma par­te do Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca de 2004 (com os isra­e­li­tas Aaron Cie­cha­no­ver e Avram Hersh­ko) por des­co­brir o papel da pro­teí­na ubi­qui­ti­na nas célu­las. Esta peque­na molé­cu­la de pro­teí­na liga-se a outras pro­teí­nas, mar­can­do-as para remo­ção, que são reco­nhe­ci­das pelos pro­te­as­so­mas da célu­la. Estas estru­tu­ras são as uni­da­des de eli­mi­na­ção de resí­du­os da célu­la, onde as pro­teí­nas são que­bra­das em peque­nos peda­ços para reu­ti­li­za­ção. Esse pro­ces­so medi­a­do pela ubi­qui­ti­na lim­pa as pro­teí­nas inde­se­ja­das resul­tan­tes duran­te a divi­são celu­lar e exe­cu­ta o con­tro­le de qua­li­da­de das pro­teí­nas recém-sin­te­ti­za­das. Pro­ces­sos defei­tu­o­sos de que­bra de pro­teí­nas levam a con­di­ções como fibro­se cís­ti­ca, vári­as doen­ças neu­ro-dege­ne­ra­ti­vas e cer­tos tipos de cancro.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1951, o Cien­tis­ta de com­pu­ta­ção ame­ri­ca­no Dan Bric­klin. Ele, jun­ta­men­te com Bob Franks­ton, cri­ou o Visi­Calc, o pri­mei­ro pro­gra­ma de folha cal­cu­lo (1979) que cri­ou um mer­ca­do parar além dos entu­si­as­tas dos novos com­pu­ta­do­res pes­so­ais. As empre­sas acha­ram o pro­gra­ma mui­to útil devi­do à velo­ci­da­de e pre­ci­são dos seus cál­cu­los. Ori­gi­nal­men­te escri­to em lin­gua­gem Assem­bler 6502 para cor­rer num Apple II de 32K bytes, foi por­ta­do para pra­ti­ca­men­te todos os prin­ci­pais com­pu­ta­do­res pes­so­ais base­a­dos em 6502 e Z80 dis­po­ní­veis. Eles não obti­ve­ram gran­des lucros finan­cei­ros com o pro­gra­ma de folhas de cal­cu­lo, ape­sar de, even­tu­al­men­te, terem ven­di­do mais de meio milhão de cópi­as em 1983. Este pro­gra­ma foi a ideia base para mais tar­de sur­gi­rem o Lotus 1–2‑3, o Quat­tro­Pro e o Excel.

Nes­ta sema­na que pas­sou a JEDEC Solid Sta­te Tech­no­logy Asso­ci­a­ti­on anun­ci­ou a publi­ca­ção do tão espe­ra­do padrão JESD79‑5 DDR5 SDRAM. O padrão ende­re­ça os requi­si­tos de exi­gên­cia impul­si­o­na­dos por apli­ca­ções inten­si­vas de cloud e data cen­ter cor­po­ra­ti­vo, for­ne­cen­do aos enge­nhei­ros de sis­te­mas o dobro do desem­pe­nho e mui­to mais efi­ci­ên­cia de ener­gia com­pa­ra­ti­va­men­te com o DDR4. A pro­du­ção em mas­sa deve­rá come­çar nes­ta segun­da meta­de do ano.

Tam­bém esta sema­na ficá­mos a saber que vamos ser visi­ta­dos pelo come­ta Neowi­se (nome cien­ti­fi­co C/2020 F3). Des­co­ber­to em Mar­ço pela NASA este come­ta come­çou a ser vis­to a olho nu no ini­cio do mês estan­do a apro­xi­mar-se do dia em que melhor se pode obser­var — dia 23 de Julho. Tra­ta-se de um fenó­me­no raro e o ulti­mo que foi vis­to já foi à mais de 20 anos. O Neowi­se é visí­vel em qual­quer par­te do hemis­fé­rio nor­te, inclu­si­ve nas cida­des, des­de que o céu este­ja lim­po. Para o ver, é pre­ci­so olhar para nor­des­te, entre as cons­te­la­ções de Dolphin e a Ursa Mai­or. O Neowi­se des­cre­ve uma gran­de elip­se em tor­no do Sol e sua órbi­ta leva 6.765 anos, ou seja, a sua últi­ma visi­ta per­to da Ter­ra foi ante­ri­or à inven­ção da escri­ta na Mesopotâmia.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.