Newsletter Nº98

Newsletter Nº98
News­let­ter Nº98

Foi a 16 de Mar­ço de 1789 que nas­ceu Georg Ohm. Este físi­co e mate­má­ti­co ale­mão, ficou conhe­ci­do pela Lei que tem o seu nome. Enquan­to pro­fes­sor, Ohm come­çou as suas pes­qui­sas com a nova célu­la elec­troquí­mi­ca que tinha sido inven­ta­da por Ale­xan­der Vol­ta e, usan­do um equi­pa­men­to por si cri­a­do, des­co­briu que exis­te uma pro­por­ci­o­na­li­da­de direc­ta entre a dife­ren­ça de poten­ci­al (ten­são) apli­ca­da a um con­du­tor e a cor­ren­te eléc­tri­ca resul­tan­te. Faz, tam­bém anos hoje que nas­cia Richard Stall­man. Nas­ci­do em Nova-Ior­que, este nor­te-ame­ri­ca­no foi o res­pon­sá­vel pelo lan­ça­men­to em 1983 do movi­men­to open-sour­ce GNU Pro­ject. É o cri­a­dor do famo­so GNU Emacs e par­ti­ci­pou a cri­a­ção do Com­pi­la­dor de C da GNUGCC. É o fun­da­dor da FSF — Free Soft­ware Foun­da­ti­on e foi um pio­nei­ro na defi­ni­ção do con­cei­to de “Copy­left”. Des­te con­cei­to nas­ceu pos­te­ri­or­men­te a licen­ça GPLGNU Gene­ral Public Licen­se. Faz anos hoje tam­bém o nor­te-ame­ri­ca­no Andrew S. Tanen­baum. Este pro­fes­sor de ciên­ci­as da com­pu­ta­ção é conhe­ci­do por ter cri­a­do um clo­ne do UNIX, desig­na­do por MINIX e pelos seus livros rela­ci­o­na­dos com sis­te­mas ope­ra­ti­vos. O seu livro “Ope­ra­ting Sys­tems: Design and Imple­men­ta­ti­on” e o MINIX ser­vi­ram de ins­pi­ra­ção para que Linus Tor­valds cri­as­se o Linux.

Esta sema­na ficá­mos a saber que a Chi­na está a pre­pa­rar uma mis­são tri­pu­la­da à Lua. A Intel anun­ci­ou a aqui­si­ção da empre­sa de ori­gem Isra­e­li­ta Mobi­leye. Esta empre­sa é uma empre­sa tec­no­ló­gi­ca que desen­vol­ve sis­te­mas de apoio avan­ça­do à con­du­ção. Este pas­so é sem dúvi­da uma con­so­li­da­ção do inte­res­se que a Intel tem na área dos veí­cu­los de con­du­ção autó­no­ma e que vai ser sem duvi­da o gran­de desa­fio dos tem­pos mais pró­xi­mos. Por fim, a Goo­gle anun­ci­ou um novo codi­fi­ca­dor de fichei­ros JPEG desig­na­do por Guetz­li, que man­ten­do a com­pa­ti­bi­li­da­de com o for­ma­to con­se­gue taxas de com­pres­são 35% melho­res que os atu­ais sis­te­mas, man­ten­do a qua­li­da­de. Este sis­te­ma foi dis­po­ni­bi­li­za­do em Open-Sour­ce.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. É apre­sen­ta­do tam­bém dois livros, um sobre uma cole­ção de cir­cui­tos com Op Amp e outro sobre o Rasp­ber­ry Pi para a Edu­ca­ção. Saiu tam­bém a revis­ta newe­lec­tro­nics de 14 de Mar­ço.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.