Newsletter Nº97

Newsletter Nº97
News­let­ter Nº97

Faz hoje anos que nas­cia em 1934, na Rús­sia, Yuri Gaga­rin. Este foi o pri­mei­ro ser huma­no a sair da atmos­fe­ra ter­res­tre e a com­ple­tar uma órbi­ta à vol­ta da Ter­ra a 12 de Abril de 1961, na nave espa­ci­al Vos­tok. Faz hoje tam­bém anos que nas­cia Edward Goo­dri­ch Ache­son. Este quí­mi­co Nor­te-ame­ri­ca­no natu­ral da Pen­sil­vâ­nia é o inven­tor do pro­ces­so com o seu nome — pro­ces­so Ache­son. Este pro­ces­so é o méto­do que ain­da é usa­do para sin­te­ti­zar mois­sa­ni­te e gra­fi­te. A mois­sa­ni­te é con­si­de­ra­da o segun­do mate­ri­al mais duro da natu­re­za. Por fim, tam­bém Wal­ter Kohn nas­ceu a 9 de Mar­ço, no ano de 1923. Este físi­co e quí­mi­co teó­ri­co nas­ci­do em Vie­na de Áus­tria e natu­ra­li­za­do Nor­te-ame­ri­ca­no ficou conhe­ci­do pelo seu papel no desen­vol­vi­men­to da teo­ria fun­ci­o­nal da den­si­da­de. Esta tor­nou pos­sí­vel cal­cu­lar a estru­tu­ra ele­tró­ni­ca quân­ti­ca atra­vés de equa­ções envol­ven­do a den­si­da­de ele­tró­ni­ca (em vez da fun­ção de onda de mui­tos cor­pos). Esta sim­pli­fi­ca­ção com­pu­ta­ci­o­nal levou a cál­cu­los mais pre­ci­sos em sis­te­mas com­ple­xos, e tor­nou-se uma fer­ra­men­ta essen­ci­al para a ciên­cia dos mate­ri­ais, físi­ca de fase con­den­sa­da e a físi­ca quí­mi­ca de áto­mos e molé­cu­las.

Esta sema­na ficá­mos a saber que Jeff Bezos tem um pla­no para esta­be­le­cer um sis­te­ma pare­ci­do com a Ama­zon para uma futu­ra pre­sen­ça huma­na na Lua. Ficá­mos igual­men­te a saber que a Qual­comm está a cola­bo­rar com a Micro­soft para a ace­le­ra­ção de ser­vi­ços Cloud recor­ren­do a sis­te­mas ARM base­a­dos na pla­ta­for­ma de 10nm Qual­comm Cen­triq 2400. Por fim, a IBM está a cons­truir o pri­mei­ro Com­pu­ta­dor Uni­ver­sal Quân­ti­co para o meio empre­sa­ri­al e para uti­li­za­ção cien­ti­fi­ca.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. É apre­sen­ta­do tam­bém a revis­ta newe­lec­tro­nics de 28 de Feve­rei­ro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.