Newsletter Nº96

Newsletter Nº96
News­let­ter Nº96

Nas­ceu em 1908, Wal­ter Bru­ch. É atri­buí­do a este enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co Ale­mão a inven­ção do sis­te­ma de codi­fi­ca­ção de tele­vi­são a cores PAL. Foi em Janei­ro de 1963 que foi fei­ta a apre­sen­ta­ção ao publi­co des­te sis­te­ma. Quan­do per­gun­ta­ram a Bru­ch por­que não desig­nar o sis­te­ma por “Sis­te­ma Bru­ch”, este res­pon­deu que seria uma má opção por Bru­ch sig­ni­fi­car “par­tir” em ale­mão. Tam­bém faz anos hoje que nas­cia Edward U. Con­don. Este físi­co Nor­te-Ame­ri­ca­no nas­ci­do em 1902 no esta­do do Novo Méxi­co ficou conhe­ci­do pelo prin­ci­pio Franck-Con­don, pelo desen­vol­vi­men­to do radar e pela con­tri­bui­ção para o dese­nho de equi­pa­men­to de sepa­ra­ção mag­né­ti­ca que mais tar­de foi usa­do para pro­ces­sar urâ­nio para as bom­bas ató­mi­cas. O prin­ci­pio Franck-Con­don é um tra­ta­do da mecâ­ni­ca quân­ti­ca que em qual­quer sis­te­ma mole­cu­lar a tran­si­ção de um esta­do de ener­gia para outro a ocor­rer tão per­to do ins­tan­tâ­neo que os núcle­os dos áto­mos envol­vi­dos são estacionários.

Esta sema­na o Rasp­ber­ry PI fez cin­co anos e para come­mo­rar a data, a fun­da­ção Rasp­ber­ry Pi lan­çou um novo Rasp­ber­ry Pi Zero W. As gran­des dife­ren­ças entre este e o Zero ori­gi­nal são a intro­du­ção de Wi-Fi 802.11b/g/n e Blu­e­to­oth 4.0 apre­sen­tan­do um cus­to mui­to aces­sí­vel de 10 dóla­res. A Spa­ceX anun­ci­ou que irá pro­mo­ver uma via­gem à vol­ta da Lua para dois pas­sa­gei­ros já no pró­xi­mo ano. O cus­to da via­gem será supor­ta­do pelos pas­sa­gei­ros e não foram dados mais deta­lhes sobre os mes­mos. A NASA dis­po­ni­bi­li­zou esta sema­na para o públi­co diver­so soft­ware e fer­ra­men­tas que desen­vol­veu. A lis­ta dis­po­ni­bi­li­za­da incor­po­ra con­tri­bui­ções de todos os cen­tros da agên­cia em pro­ces­sa­men­to / arma­ze­na­men­to de dados, sis­te­mas de negó­ci­os, ope­ra­ções, pro­pul­são e aero­náu­ti­ca. Inclui mui­tas das fer­ra­men­tas que a NASA usa para explo­rar o espa­ço e ampli­ar nos­sa com­pre­en­são do universo.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como mode­los 3D que pode­rão ser úteis. Saiu a revis­ta Mag­PI nume­ro 55 de Mar­ço e são apre­sen­ta­dos dois Ebo­oks sobre Segu­ran­ça Bási­ca na Inter­net e Tuto­ri­ais Bási­cos em Electrónica.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.