Newsletter Nº101

Newsletter Nº101
Newsletter Nº101

Faz hoje anos que nascia em 1913 Otto Schmitt. Este inventor norte-americano ficou conhecido pelas suas contribuições no campo da biofísica e pela criação do campo da engenharia biomédica. A ele são atribuídas as invenções do “Schmitt trigger”, do amplificador diferencial entre outros. Faz também anos que nascia em 1890 André-Louis Danjon. Este astrónomo francês ficou conhecido por ter criado um método para medir o fenómeno da luz cinérea, que torna aparentemente clara a parte da Lua que está obscurecida por estar a ser iluminada pela luz refletida na superfície da Terra. O seu método utilizava um telescópio e um prisma para obter a projeção de duas imagens idênticas lado a lado. Através da regulação de um diafragma era possível quantificar o brilho da luz cinérea.

Esta semana a SpaceX conseguiu lançar uma nave espacial com um foguete usado numa missão anterior. E fê-lo com sucesso!. Este passo é determinante para reduzir os custos associados a estas viagens. Ficámos igualmente a saber através da NASA que a sonda Cassini, em orbita de Saturno desde 2004, se prepara para fazer a sua derradeira viagem, a partir de 26 de Abril, precipitando-se numa serie de quedas através da abertura existente entre Saturno e os seus anéis (com 2400 KM) como parte deste final da sua missão.
Ficámos igualmente a saber que a Microsoft irá fechar a sua plataforma de partilha de código Codeplex.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. São apresentados os livros “Inside Microsoft Azure IaaS” e “Parallel Algorithms”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.