Newsletter Nº90

Newsletter Nº90
News­let­ter Nº90

Faz hoje anos James Watt. Este inven­tor esco­cês nas­ci­do em 1736, foi res­pon­sá­vel pela inven­ção do motor a vapor, fun­da­men­tal para a Revo­lu­ção indus­tri­al. Ten­do desen­vol­vi­do o con­cei­to de cava­lo de for­ça (hor­se­power) foi atri­bui­do à uni­da­de de for­ça (Power) o seu nome. Esta sema­na ficá­mos a saber que foi lan­ça­do o módu­lo de com­pu­ta­ção Rasp­ber­r­ry Pi 3 — este tem um for­ma­to iden­ti­co ao ante­ri­or no entan­to já usa o mes­mo micro­con­tro­la­dor do Rasp­ber­ry Pi 3 tra­di­ci­o­nal, sen­do por isso 10 vezes mais rápi­do que o ante­ri­or módu­lo. Os saté­li­tes Gali­leo estão a sofrer falhas mul­ti­plas dos seus reló­gi­os inter­nos. Dos 18 saté­li­tes em órbi­ta, 9 têm os reló­gi­os ava­ri­a­dos. Esta situ­a­ção, cuja ori­gem do pro­ble­ma ain­da não é conhe­ci­da irá cer­ta­men­te atra­sar ain­da mais o fun­ci­o­na­men­to em ple­no des­ta rede alter­na­ti­va ao GPS. O CEO da Air­bus afir­mou numa con­fe­ren­cia esta sema­na que o seu gru­po irá fazer os pri­mei­ros tes­tes de voo com um vei­cu­lo — vul­go car­ro voa­dor — ain­da este ano. O vei­cu­lo é bas­tan­te simi­lar a um helicoptero.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. Fala­mos ain­da sobre as revis­tas PROGRAMAR — edi­ção 54 e a newe­lec­tro­nics de 10 de Janei­ro 2017.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.