Newsletter Nº61

Newsletter Nº61
News­let­ter Nº61

Esta sema­na foi anun­ci­a­do pela ali­an­ça Wi-fi a nor­ma AC que vem incluir novas fun­ci­o­na­li­da­des como mai­or desem­pe­nho, capa­ci­da­de e efi­ci­ên­cia na ges­tão da lar­gu­ra de ban­da das comu­ni­ca­ções sem-fio. A equi­pa de pes­qui­sa da IBM des­co­briu um pro­ces­so de reci­cla­gem ino­va­dor que per­mi­te con­ver­ter smarpho­nes anti­gos e CDs em plás­ti­cos não-tóxi­cos de gran­de rigi­dez. Cer­ca de 2.7 milhões de tone­la­das de plás­ti­co são anu­al­men­te pro­du­zi­das e os que são fei­tos de poli-car­bo­na­tos ao fim de algum tem­po liber­tam BPA, um quí­mi­co que tem efei­tos noci­vos para o meio ambi­en­te. Foi publi­ca­do o novo stan­dard da lin­gua­gem EMCAS­cript tam­bém conhe­ci­da por Javas­cript. A Espres­sif anun­ci­ou o ESP8285. Tra­ta-se da evo­lu­ção do conhe­ci­do ESP8266 e que entre outras novi­da­des vem com o pro­ces­sa­dor de 32-bits L106 Dia­mond com 1 MBy­te de memó­ria flash.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. Na rubri­ca “Docu­men­ta­ção” apre­sen­ta­mos cin­co livros (eBo­oks) que podem ser des­car­re­ga­dos livre­men­te e que esta sema­na são sobre Scrat­ch — apren­der a pro­gra­mar, Pre­pa­rar e pla­ne­ar uma infra­es­tru­tu­ra híbri­da de Sha­re­point, as dez fer­ra­men­tas essen­ci­ais para o Win­dows 10, robó­ti­ca móvel e métri­cas de “Com­pu­ter Visi­on”. Esta sema­na saí­ram as revis­tas Mag­PI nº 47 e newe­lec­tro­nics de 28 de Junho 2016.

Decor­reu no pas­sa­do fim-de-sema­na a Maker­Fai­re Lis­boa e o altLab foi agra­ci­a­do com um pré­mio — uma Hel­lo Bee­Pru­sa! Agra­de­ce­mos a toda a orga­ni­za­ção da fei­ra e a todos os que nos visi­ta­ram. Fica aqui em regis­to o momen­to em que o pré­mio nos foi entregue.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.