Newsletter Nº60

Newsletter Nº60
News­let­ter Nº60

Esta sema­na foi apre­sen­ta­do o pri­mei­ro Chip com 1000 pro­ces­sa­do­res inde­pen­den­tes pro­gra­má­veis. Uma equi­pa da uni­ver­si­da­de da Cali­fór­nia apre­sen­tou o refe­ri­do Chip desig­na­do por “Kilo­Co­re” que entre outras fun­ci­o­na­li­da­des é um efi­ci­en­te ener­ge­ti­ca­men­te e tem um rácio com­pu­ta­ci­o­nal máxi­mo de 1.78 mil milhões de ins­tru­ções por segun­do e con­tem cer­ca de 621 milhões de tran­sís­to­res. Está dis­po­ní­vel ao públi­co em geral o edi­tor onli­ne “Ardui­no Web Edi­tor” que per­mi­te escre­ver códi­go e enviá-lo para qual­quer pla­ca Ardui­no ou Genui­no direc­ta­men­te do brow­ser. Na edi­ção do TOP 500 das maqui­nas mais poten­tes, a Chi­na con­ti­nua a domi­nar e no pri­mei­ro lugar encon­tra-se um novo sis­te­ma desig­na­do por Sunway Taihu­Light cons­truí­do total­men­te com pro­ces­sa­do­res fabri­ca­dos na Chi­na. Este sis­te­ma, desen­vol­vi­do pelo cen­tro Naci­o­nal de Pes­qui­sa de Tec­no­lo­gia e Enge­nha­ria de Com­pu­ta­do­res Para­le­los (NRCPC) atin­ge 93 petaflop/s no ben­ch­mark LINPACK.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. Na rubri­ca “Docu­men­ta­ção” apre­sen­ta­mos seis livros (eBo­oks) que podem ser des­car­re­ga­dos livre­men­te e que esta sema­na são sobre Guia de Estu­do para obter a Licen­ça de Rádio-ama­dor, Intro­du­ção ao Win­dows Ser­ver 2012 R2, o ciclo de via da segu­ran­ça, algo­rit­mos numé­ri­cos, Com­pi­la­ção de Tru­ques e Dicas pela Micro­chip e intro­du­ção ao Win­dows Ser­ver 2016 TP.

A Maker­Fai­re Lis­boa come­ça já a aque­cer esta sex­ta-fei­ra e esta­rá aber­ta ao públi­co nos dias 25 e 26 de Junho. O altLab vai lá estar em for­ça com diver­sos pro­jec­tos, entre os quais des­ta­cam-se a Gar­ra Makey, o altLap­se, o Hacky­Ra­cers, o detec­tor de obs­tá­cu­los para invi­su­ais, o Can­ta­ro entre outros. A fei­ra rea­li­za-se no pavi­lhão do conhe­ci­men­to no par­que das Nações e podem obter os bilhe­tes nes­te link (São grá­tis mas obrigatórios).

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.