Newsletter Nº60

Newsletter Nº60
Newsletter Nº60

Esta semana foi apresentado o primeiro Chip com 1000 processadores independentes programáveis. Uma equipa da universidade da Califórnia apresentou o referido Chip designado por “KiloCore” que entre outras funcionalidades é um eficiente energeticamente e tem um rácio computacional máximo de 1.78 mil milhões de instruções por segundo e contem cerca de 621 milhões de transístores. Está disponível ao público em geral o editor online “Arduino Web Editor” que permite escrever código e enviá-lo para qualquer placa Arduino ou Genuino directamente do browser. Na edição do TOP 500 das maquinas mais potentes, a China continua a dominar e no primeiro lugar encontra-se um novo sistema designado por Sunway TaihuLight construído totalmente com processadores fabricados na China. Este sistema, desenvolvido pelo centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia e Engenharia de Computadores Paralelos (NRCPC) atinge 93 petaflop/s no benchmark LINPACK.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. Na rubrica “Documentação” apresentamos seis livros (eBooks) que podem ser descarregados livremente e que esta semana são sobre Guia de Estudo para obter a Licença de Rádio-amador, Introdução ao Windows Server 2012 R2, o ciclo de via da segurança, algoritmos numéricos, Compilação de Truques e Dicas pela Microchip e introdução ao Windows Server 2016 TP.

A MakerFaire Lisboa começa já a aquecer esta sexta-feira e estará aberta ao público nos dias 25 e 26 de Junho. O altLab vai lá estar em força com diversos projectos, entre os quais destacam-se a Garra Makey, o altLapse, o HackyRacers, o detector de obstáculos para invisuais, o Cantaro entre outros. A feira realiza-se no pavilhão do conhecimento no parque das Nações e podem obter os bilhetes neste link (São grátis mas obrigatórios).

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.