Faz hoje anos que nascia, em 1776, o matemático e engenheiro inglê Peter Barlow. Ele inventou duas variedades de lentes telescópicas acromáticas (não-distorcedoras de cor). Em 1819, Barlow começou a trabalhar no problema do desvio das bússolas de navios causado pela presença de ferro no casco. Pelo seu método de correcção do desvio por justaposição da bússola com um pedaço de ferro com a forma adequada, foi-lhe atribuída a Medalha Copley. Em 1822, construiu um dispositivo que deve ser considerado um dos primeiros modelos de um motor eléctrico fornecido por corrente contínua. Trabalhou também no desenho de pontes, em particular trabalhando (1819–26) com Thomas Telford no desenho da ponte sobre o Estreito de Menai, a primeira grande ponte suspensa moderna. Barlow esteve activo durante o período da construção ferroviária na Grã-Bretanha.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1932, o matemático norte-americano John G. Thompson. Ele recebeu a Medalha Fields em 1970 pelo seu trabalho em teoria de grupo, resolvendo (com Walter Feit) um dos seus problemas mais espinhosos, o chamado problema da “ordem estranha”. (A teoria de grupo é um ramo da matemática que se concentra no estudo das simetrias — tais como as simetrias de uma figura geométrica, ou simetrias que surgem em soluções para equações algébricas). A prova de Thompson, com 253 páginas de equações, preencheu um número inteiro do Pacific Journal of Mathematics. Destaca-se como uma das mais longas e complexas da matemática. Thompson também colaborou na classificação dos grupos finitos simples, os blocos de construção de grupos mais gerais. A teoria dos grupos tem aplicações importantes em física, química e outros campos.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.