Faz hoje anos que nascia, em 1775, o físico francês Étienne-Louis Malus. Ele descobriu que a luz, quando reflectida, se polariza parcialmente plana; ou seja, os seus raios vibram no mesmo plano. Ele serviu no corpo de engenheiros de Napoleão, lutou no Egipto, e contraiu a peste durante a campanha abortada de Napoleão na Palestina. Enviado para a Europa depois de 1801, começou a investigação em óptica. Em 1808, descobriu que os raios de luz podem ser polarizados por reflexão, enquanto olhava através de um cristal de faísca da Islândia para as janelas de um edifício reflectindo os raios do Sol. Reparou que ao rodar o cristal a luz se extinguia em certas posições. Aplicando a teoria corpuscular, argumentou que as partículas de luz têm lados ou pólos e cunhou a palavra “polarização”.
Faz também hoje anos que nascia, em 1859, o industrial francês Édouard Michelin. Ele, com o seu irmão mais velho André, fundou a Michelin Tyre Co. em 1888, expandindo a empresa de borracha fundada (1832) pelo seu avô, Aristide Barbier, e Nicolas Edouard Daubree. Os Michelins fizeram os primeiros pneus que podiam ser facilmente removidos para reparação, para bicicletas (1891) e para automóveis (1895). Introduziram padrões de banda de rodagem de pneus, pneus de balão de baixa pressão, e pneus com cordas de aço. A empresa criou uma organização de guias turísticos que colocou marcos nas estradas francesas e estabeleceu um serviço de mapa de estradas padrão para a maior parte da Europa. André criou guias Michelin para promover o turismo de carro. O primeiro Guia Vermelho, com classificação de restaurantes, foi publicado em 1900.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1902, o desenhador de computadores Howard T. Engstrom. Ele promoveu o primeiro computador digital disponível comercialmente, o Univac. Como professor de Yale tinha escrito um trabalho sobre a base matemática para técnicas de cripto-análise. Durante a II Guerra Mundial foi chamado à Marinha e colocado no comando da “Secção de Pesquisa” das máquinas automáticas OP-20‑G para a descodificação de mensagens. Depois da guerra, foi co-fundador da Engineering Research Associates, uma empresa privada para trabalhar em tecnologia de circuitos digitais electrónicos para a Marinha com base num contrato, com antigos investigadores da Marinha. A ERA entregou o seu primeiro computador Atlas à Agência Nacional de Segurança em Dezembro de 1950. Como vice-presidente para a investigação, Engstrom tomou a iniciativa de fazer uma versão comercial, rebaptizada Univac.
Faz também hoje anos que nascia, em 1912, o matemático inglês Alan Turing. Ele foi pioneiro no campo da teoria informática e contribuiu com importantes análises lógicas de processos informáticos. Fez importantes contribuições para a matemática, a cripto-análise, a lógica, a filosofia e a biologia e para as novas áreas mais tarde designadas por informática, ciência cognitiva, inteligência artificial, e vida artificial. Ele é amplamente considerado como o pai da informática teórica e da inteligência artificial. Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para o Government Code e Cypher School (GC&CS) em Bletchley Park, o centro britânico de quebra de cifras que produziu Ultra intelligence. Durante algum tempo liderou a Hut 8, a secção responsável pela cripto-análise naval alemã. Aqui, concebeu uma série de técnicas para acelerar a quebra de cifras alemãs, incluindo melhorias no método da bomba polaca antes da guerra, uma máquina electromecânica que podia encontrar cenários para a máquina Enigma. Turing desempenhou um papel crucial na quebra de mensagens codificadas interceptadas que permitiram aos Aliados derrotar as potências do Eixo em muitos compromissos cruciais, incluindo a Batalha do Atlântico.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1943, o cientista da computação norte-americano Vint Cerf. Ele é considerado um dos pais da Internet. Ele co-desenhou a arquitectura do funcionamento da Internet com os protocolos TCP/IP. Cerf foi também pioneiro no estabelecimento do primeiro serviço comercial de correio electrónico, enquanto vice-presidente da MCI Digital Information Services (1982–1986). Juntou-se à Google como vice-presidente em 2005.
Nesta semana que passou ficámos a saber que as sondas Voyager lançadas em 1977 estão a morrer. Após quase 45 anos no espaço, ainda estão a funcionar, enviando diariamente dados para a Terra a partir dos planetas mais distantes conhecidos do sistema solar. Viajaram mais longe e duraram mais tempo do que qualquer outra nave espacial na história. E atravessaram para o espaço interestelar, de acordo com a nossa melhor compreensão da fronteira entre a esfera de influência do Sol e o resto da galáxia. São os primeiros objectos feitos pelo homem a fazê-lo, uma distinção que manterão pelo menos por mais algumas décadas. Estas sondas viajaram por todos os planetas exteriores (com excepção de Plutão) e alteraram para sempre a nossa compreensão do sistema solar e da sua origem. De lembrar que a bordo destas sondas, a NASA colocou uma mensagem, uma espécie de cápsula do tempo, destinada a comunicar uma história do nosso mundo aos extraterrestres. A mensagem da Voyager é levada por um disco fonógrafo, um disco de cobre dourado de 12 polegadas contendo sons e imagens seleccionados para retratar a diversidade da vida e da cultura na Terra.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentada a revista Hackspace nº56 de Julho.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.