altLab Projecto Documenta


O que é: Uma plataforma de projecto colectiva.

Missão: Oferecer ao utilizador a forma mais simples e fácil de documentar.

Objectivo: Reunir, validar, ligar, partilhar e construir o conhecimento colectivo do altLab.

Conceito: Software tipo Dropbox casa-se com Script de anotação Markdown e vai viver online, open source style.


Como Funciona?


Simplicidade e acessíbilidade

Para DocumentaR basta saber usar um software tipo notepad e conseguir criar e editar pastas no vosso sistema operativo de eleição.

No que toca a Documentar aconselhamos cada utilizador a usar a seguinte disciplina;

  • Uma Pasta > Um Projecto
    • Uma subPasta > Uma Sessão


Para documentar uma sessão podemos simplesmente arrastar as imagens para a pasta da sessão do projecto, e copiar um template ´.md´ para instantâneamente ter uma página com um carrossel de imagens dessa sessão para mais tarde recordar ou editar. Brevemente


Origens


O Documenta nasce da necessidade de documentar de maneira simples e rápida.

Depois de uma sessão de investigação no máximo sobra-nos energia e tempo para escrever pouco mais do que umas linhas de texto e arrastar as fotos da sessão para uma pasta.

Este é o conceito que moveu o primeiro esboço do Documenta e que nos leva à adopção do markdown e do owncloud como motores deste bridgeware.


O que está debaixo do capot?

O motor do Documenta actualmente é o Phile é um sistema de ficheiros simples "flat file CMS", isto significa que não há a necessidade de usar bases de dados. Simplesmente cria-se um ficheiro de texto com a extensão ".md" na pasta de conteúdos e esse ficheiro auto-magicamente transforma-se numa pagina html.

Por exemplo, a pagina que estás a ver é produzida a partir do ficheiro de texto index.md na pasta principal de conteúdos.

Para estilizar as paginas utiliza-se um analizador de anotação chamado Markdown, que permite transformar por exemplo a anotação #Titulo em HTML limpo <h1>Titulo</h1>.

Mas somente o Phile, não traz nada de inovador. A grande revolução para o utilizador, aquilo que define o Documenta, é a integração com o Owncloud, um sistema de arquivo self-hosted tipo dropbox, que permite a cada utilizador do Documenta, aceder ao seu espaço e ao espaço colectivo de documentação como se estivesse a gerir pastas no seu computador.

A magia acontece quando o utilizador se apercebe pela primeira vez a facilidade com que pode ter a sua documentação online quase instantâneamente, de forma intuítiva e com um esforço mínimo.