Newsletter Nº294

Newsletter Nº294
News­let­ter Nº294

Faz hoje anos que nas­cia, em 1778, o quí­mi­co inglês Humphry Davy. Ele des­co­briu vári­os ele­men­tos e com­pos­tos quí­mi­cos, inven­tou a lâm­pa­da de segu­ran­ça do minei­ro e resu­miu o méto­do cien­tí­fi­co. Davy des­co­briu os metais alca­li­nos: potás­sio e sódio, um iso­la­men­to fei­to com cor­ren­te eléc­tri­ca pela pri­mei­ra vez; bem como metais alca­li­no-fer­ro­sos: cál­cio, estrôn­cio, bário e mag­né­sio (1808). Ele des­co­briu o boro ao mes­mo tem­po que Gay-Lus­sac. Ele reco­nhe­ceu o clo­ro como um ele­men­to que os tra­ba­lha­do­res ante­ri­o­res con­fun­di­am como um composto.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1797, o físi­co nor­te-ame­ri­ca­no Joseph Henry. Ele foi um dos notá­veis cien­tis­tas ame­ri­ca­nos depois de Ben­ja­min Fran­klin. Quan­do ado­les­cen­te, Henry inte­res­sou-se por tea­tro, mas depois de ler um livro de pales­tras sobre ciên­ci­as, a sua vida vol­tou-se para sem­pre nes­sa bus­ca. Ele aju­dou Samu­el F.B. Mor­se no desen­vol­vi­men­to do telé­gra­fo. Inde­pen­den­te­men­te de Micha­el Fara­day, Henry inves­ti­gou a elec­tri­ci­da­de e o mag­ne­tis­mo e des­co­briu o fenó­me­no da auto-indu­ção. (Seu nome foi dado à uni­da­de SI de indu­tân­cia, o henry, H). Ele foi o pri­mei­ro direc­tor do Smith­so­ni­an Ins­ti­tu­ti­on (1846–1878), onde ini­ci­ou a fun­da­ção de um ser­vi­ço mete­o­ro­ló­gi­co naci­o­nal. Henry insis­tiu que a pes­qui­sa bási­ca era de fun­da­men­tal impor­tân­cia, não um luxo.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1842, o mate­má­ti­co noru­e­guês Sophus Lie. Ele fez con­tri­bui­ções sig­ni­fi­ca­ti­vas para as teo­ri­as de inva­ri­an­tes algé­bri­cos, gru­pos con­tí­nu­os de trans­for­ma­ções e equa­ções dife­ren­ci­ais. Gru­pos de Lie e álge­bras de Lie foram nome­a­dos em sua home­na­gem. Lie esta­va em Paris na eclo­são da guer­ra fran­co-ale­mã de 1870. Lie dei­xou a Fran­ça, deci­din­do ir para a Itá­lia. No cami­nho, ele foi pre­so como um espião ale­mão e as suas notas mate­má­ti­cas foram con­si­de­ra­das men­sa­gens codi­fi­ca­das. Só após a inter­ven­ção do mate­má­ti­co fran­cês Gas­ton Dar­boux, Lie foi liber­ta­do e deci­diu regres­sar a Chris­ti­a­nia, na Noru­e­ga, onde ori­gi­nal­men­te tinha estu­da­do mate­má­ti­ca para con­ti­nu­ar o seu trabalho.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1861, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co de ori­gem irlan­de­sa Arthur Edwin Ken­nelly. Ele fez ino­va­ções em méto­dos ana­lí­ti­cos em elec­tró­ni­ca, par­ti­cu­lar­men­te a apli­ca­ção defi­ni­ti­va da teo­ria dos núme­ros com­ple­xos para cir­cui­tos de cor­ren­te alter­na­da (CA). Após sua co-des­co­ber­ta (com Oli­ver Hea­vi­si­de) das pro­pri­e­da­des refle­xi­vas de rádio da ionos­fe­ra na atmos­fe­ra supe­ri­or, o estra­to foi cha­ma­do de cama­da Kennelly-Heaviside.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1908, o quí­mi­co nor­te-ame­ri­ca­no Wil­lard Libby. Ele des­co­briu a téc­ni­ca de data­ção por car­bo­no-14 (ou radi­o­car­bo­no) que for­ne­ceu uma fer­ra­men­ta extre­ma­men­te vali­o­sa para arqueó­lo­gos, antro­pó­lo­gos e cien­tis­tas da Ter­ra. Por esse desen­vol­vi­men­to, ele foi home­na­ge­a­do com o Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca em 1960. Libby é um espe­ci­a­lis­ta em radi­oquí­mi­ca, par­ti­cu­lar­men­te quí­mi­ca de áto­mos quen­tes, téc­ni­cas de tra­ça­do­res e tra­ba­lho com tra­ça­do­res de isó­to­pos. Ele tor­nou-se conhe­ci­do na Uni­ver­si­da­de de Chi­ca­go tam­bém pelo seu tra­ba­lho com trí­tio natu­ral e seu uso em hidro­lo­gia e geo­fí­si­ca. Em 18 de maio de 1952, ele deter­mi­nou que a ida­de de Sto­nehen­ge era 1848 aC, com base na aná­li­se de radio-isó­to­pos no carvão.

Faz hoje anos que, em 1903, os pri­mei­ros voos tri­pu­la­dos, moto­ri­za­dos, sus­ten­ta­dos e con­tro­la­dos foram rea­li­za­dos pelos irmãos Wright com o The Flyer, um bipla­no de madei­ra e teci­do, em Kitty Hawk, Caro­li­na do Nor­te. Ape­sar de um frio cor­tan­te, ven­to de 27 mph, às 10 da manhã, os Wrights deci­di­ram ten­tar um voo. Orvil­le Wright, lan­ça­do de uma pis­ta con­tra o ven­to. O bipla­no voou bai­xo sobre o solo por 37 m, no ar por 12 segun­dos. Pela pri­mei­ra vez, uma máqui­na que car­re­ga­va um homem ergueu-se no ar pela sua pró­pria for­ça em ple­no voo, voou para a fren­te sem redu­ção de velo­ci­da­de e final­men­te pou­sou num pon­to tão alto como aque­le de onde tinha par­ti­do. Mais três voos foram fei­tos nas horas seguin­tes. O últi­mo, com Wil­bur Wright a bor­do, foi o mais lon­go, cobrin­do 260 m em 59 segun­dos. O ven­to então per­tur­bou o Flyer, danificando‑o e ele nun­ca mais voou.

Em 1979, o pri­mei­ro veí­cu­lo fogue­te que ale­ga­da­men­te que­brou a bar­rei­ra do som em ter­ra foi con­du­zi­do pelo pilo­to acro­bá­ti­co Stan Bar­rett, que atin­giu 1190 km/h (mais rápi­do que a velo­ci­da­de do som) numa pis­ta de tes­tes de 4.8 qui­ló­me­tros em Rogers Lake, Edwards Air For­ce Base, Cali­fór­nia. O seu veí­cu­lo de três rodas tinha 48.000 h.p. o fogue­te impul­si­o­na­do por 12.000 h.p. de um Mís­sil Sidewin­der. Foi inter­rom­pi­do por um pára-que­das de arras­to. O car­ro em for­ma­to de avião cus­tou cer­ca de US $ 800.000. O recor­de de velo­ci­da­de nun­ca se tor­nou ofi­ci­al por­que a média de duas cor­ri­das é neces­sá­ria, e o car­ro nun­ca mais andou. Além dis­so, a car­ga de com­bus­tí­vel do car­ro era insu­fi­ci­en­te para per­mi­tir que ele com­ple­tas­se uma milha medi­da em velo­ci­da­de recor­de, e os moto­res de fogue­te não pode­ri­am ser pre­pa­ra­dos para uma vol­ta de retor­no den­tro do perío­do esti­pu­la­do de 1 hora.)

E nes­ta sema­na que pas­sou a cáp­su­la da son­da Chang’e‑5 pou­sou cer­ca das 2 horas locais (18 horas em Por­tu­gal) no dis­tri­to de Siziwang, na região da Mon­gó­lia Inte­ri­or no pas­sa­do dia 16. Pas­sa­ram-se mais de 40 anos des­de que as mis­sões Ame­ri­can Apol­lo e a Sovié­ti­ca Luna trou­xe­ram as suas amos­tras para casa. Os novos espé­ci­mes devem for­ne­cer uma nova visão sobre a geo­lo­gia e a his­tó­ria do saté­li­te da Ter­ra. Não está cla­ro a quan­ti­da­de, mas pos­si­vel­men­te na fai­xa de 2–4kg.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou a Agên­cia de Explo­ra­ção Aero­es­pa­ci­al do Japão (JAXA )tem o pra­zer de con­fir­mar que as amos­tras do aste­rói­de Ryu­gu foram reco­lhi­das den­tro do reci­pi­en­te de amos­tra den­tro da cáp­su­la de reen­tra­da do explo­ra­dor de aste­rói­de, Hayabusa2. A cáp­su­la Hayabusa2 foi recu­pe­ra­da em Woo­me­ra, Aus­trá­lia, em 6 de Dezem­bro de 2020 e entre­gue no Cam­pus JAXA Saga­miha­ra a 8 de Dezem­bro. Os tra­ba­lhos come­ça­ram então para abrir o reci­pi­en­te das amos­tras den­tro da cáp­su­la de reen­tra­da. A 14 de Dezem­bro, uma amos­tra de grãos de areia pre­ta que se pen­sa­va ser deri­va­da do aste­rói­de Ryu­gu foi con­fir­ma­da estar den­tro do reci­pi­en­te de amos­tra. Acre­di­ta-se que sejam par­tí­cu­las pre­sas à entra­da do colec­tor de amos­tras (o reci­pi­en­te no qual as amos­tras foram armazenadas).

Tam­bém esta sema­na Linus Tor­valds anun­ci­ou a dis­po­ni­bi­li­za­ção do ker­nel de Linux 5.10 LTS. Como de cos­tu­me, após dois meses de desen­vol­vi­men­to, o cri­a­dor do Linux Linus Tor­valds lan­çou ofi­ci­al­men­te um novo ker­nel Linux 5.10. É tam­bém o ker­nel de supor­te a lon­go pra­zo (LTS) mais recen­te, que será man­ti­do e rece­be­rá cor­rec­ções de bugs duran­te os pró­xi­mos cin­co anos até 2026. Como novi­da­des o sis­te­ma de fichei­ros XFS supor­ta ago­ra “times­tamps” até ao 2486 em vez da limi­ta­ção ante­ri­or para o ano 2038, e o EXT4 supor­ta o modo de con­fir­ma­ção rápi­da para um desem­pe­nho de rees­cri­ta de fichei­ros mais rápi­do. O sis­te­ma de fichei­ros Btrfs tam­bém rece­beu melho­ri­as sig­ni­fi­ca­ti­vas de desem­pe­nho na área de ope­ra­ção fsync. Adi­ci­o­nal­men­te este ker­nel supor­ta o dis­play do Rasp­ber­ry Pi 4 atra­vés do dri­ver VC4 DRM. De entre as res­tan­tes novi­da­des temos o supor­te para o con­tro­la­dor da Nin­ten­do Swit­ch, boot EFI de RISC‑V, supor­te para exten­são de mar­ca­ção de memó­ria ARM, supor­te para pla­ca de som Cre­a­ti­ve Labs Sound­Blas­ter AE‑7, supor­te para pro­ces­sa­dor Inge­nic MIPS X2000 / X2000E IoT, supor­te de pro­ces­sa­do­res de dis­play AMDGPU DC GCN 1.0 “Southern Islands” assim como de encrip­ta­ção de regis­tos nos ambi­en­tes vir­tu­a­li­za­dos de ADM.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do o livro Data Paral­lel C++ e a revis­ta Mag­PI nº 101 de Janei­ro de 2021.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.