Newsletter Nº291

Newsletter Nº291
News­let­ter Nº291

Faz hoje anos que nas­cia, em 1810, o inven­tor, enge­nhei­ro e indus­tri­al inglês Wil­li­am Geor­ge Arms­trong. Ele inven­tou uma máqui­na hidro­e­lé­tri­ca que pro­du­zia elec­tri­ci­da­de de fric­ção (1843), um guin­das­te hidráu­li­co, um acu­mu­la­dor hidráu­li­co para ali­men­tar máqui­nas, a arma de car­re­ga­men­to da cula­tra Arms­trong, pro­tó­ti­po de toda a arti­lha­ria moder­na e uma arma de car­re­ga­men­to por cula­tra com cilin­dro de ara­me enro­la­do. Ele fun­dou a Elswick Engi­ne­e­ring Works que fun­diu as suas acti­vi­da­des de arma­men­to e cons­tru­ção naval com a Vic­kers ‘Sons and Co. para for­mar a Vic­kers Arms­trong, Ltd. A sua man­são, Crag­si­de, foi a pri­mei­ra casa bri­tâ­ni­ca ilu­mi­na­da por hidroeletricidade.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1817, o quí­mi­co e edu­ca­dor fran­cês Char­les Adolphe Wurtz. Ele ficou conhe­ci­do pelas suas pes­qui­sas sobre com­pos­tos orgâ­ni­cos de nitro­gé­nio, hidro­car­bo­ne­tos e gli­cóis. Em 1848, ele estu­dou um gru­po de com­pos­tos rela­ci­o­na­dos à amó­nia cha­ma­dos ami­nas e mos­trou que per­ten­ci­am a um tipo com núcleo de nitro­gé­nio. Na amó­nia, um áto­mo de nitro­gé­nio foi liga­do a três hidro­gé­ni­os, enquan­to nas ami­nas, os radi­cais orgâ­ni­cos subs­ti­tuí­ram um ou mais des­ses hidrogénios.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1837, o quí­mi­co inglês John Newlands. Ele foi o pri­mei­ro que esta­be­le­ceu uma ordem de ele­men­tos pelos pesos ató­mi­cos e obser­vou uma peri­o­di­ci­da­de nas pro­pri­e­da­des. Cada oita­vo ele­men­to tem pro­pri­e­da­des seme­lhan­tes, por isso ele cha­mou a Lei das Oita­vas. Demo­rou mais um quar­to de sécu­lo, e o tra­ba­lho de outros, como Dmi­try Men­de­le­ev, para que o sig­ni­fi­ca­do de sua des­co­ber­ta fos­se reco­nhe­ci­do na tabe­la perió­di­ca de elementos.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1876, o Inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Wil­lis Car­ri­er. Ele deu ini­cio ao ar con­di­ci­o­na­do moder­no. Em 1902 (um ano depois de se for­mar com um M.E.), ele pro­jec­tou seu pri­mei­ro sis­te­ma para con­tro­lar a tem­pe­ra­tu­ra e a humi­da­de numa grá­fi­ca do Bro­o­klyn. Em 2 de Janei­ro de 1906, ele paten­te­ou um “Apa­re­lho para tra­tar o ar”, o pri­mei­ro equi­pa­men­to de ar con­di­ci­o­na­do tipo spray do mun­do, (U.S. No. 808.897). As suas “Rati­o­nal Psy­ch­ro­me­tric For­mu­las,” (1911) per­ma­ne­cem essen­ci­ais para enge­nhei­ros de ar con­di­ci­o­na­do. Em 1915, ele fun­dou a Car­ri­er Engi­ne­e­ring Cor­po­ra­ti­on, para lidar com as con­di­ções de tem­pe­ra­tu­ra e humi­da­de no ambi­en­te indus­tri­al. Even­tu­al­men­te, a tec­no­lo­gia alcan­çou edi­fí­ci­os públi­cos e resi­dên­ci­as. Ele desen­vol­veu a pri­mei­ra máqui­na de refri­ge­ra­ção cen­trí­fu­ga de bai­xa pres­são segu­ra usan­do refri­ge­ran­te não tóxi­co e não inflamável.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1894, o mate­má­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no Nor­bert Wie­ner. Ele esta­be­le­ceu a ciên­cia da ciber­né­ti­ca, um ter­mo que ele cunhou, que se pre­o­cu­pa com os fac­to­res comuns de con­tro­le e comu­ni­ca­ção em orga­nis­mos vivos, máqui­nas auto­má­ti­cas e orga­ni­za­ções. Ele alcan­çou reno­me inter­na­ci­o­nal ao for­mu­lar algu­mas das con­tri­bui­ções mais impor­tan­tes para a mate­má­ti­ca no sécu­lo XX. O seu tra­ba­lho em aná­li­se har­mó­ni­ca gene­ra­li­za­da e teo­re­mas tau­be­ri­a­nos ganhou o Pré­mio Bôcher em 1933, quan­do ele rece­beu o pré­mio da Ame­ri­can Mathe­ma­ti­cal Soci­ety pelas suas memó­ri­as Teo­re­mas Tau­be­ri­a­nos publi­ca­do em Annals of Mathe­ma­tics no ano ante­ri­or. A sua extra­or­di­ná­ria gama de inte­res­ses incluía pro­ces­sos esto­cás­ti­cos e teo­ria quântica.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1898, o quí­mi­co ale­mão Karl Zie­gler. Ele divi­diu o Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca de 1963 com Giu­lio Nat­ta “pelas suas des­co­ber­tas no cam­po da quí­mi­ca e tec­no­lo­gia de altos polí­me­ros”, melho­ran­do a qua­li­da­de dos plás­ti­cos. As molé­cu­las de polí­me­ro são lon­gas cadei­as de milha­res de áto­mos, for­ma­das pela cone­xão de uni­da­des repe­ti­das de uma peque­na molé­cu­la (o monó­me­ro). Zie­gler encon­trou for­ças eléc­tri­cas pecu­li­a­res numa liga­ção entre um áto­mo de alu­mí­nio e um áto­mo de car­bo­no numa cadeia de hidro­car­bo­ne­tos: molé­cu­las reac­ti­vas são atraí­das e ensan­dui­cha­das entre esses dois áto­mos, aumen­tan­do o com­pri­men­to da cadeia. Quan­do a cadeia é lon­ga o sufi­ci­en­te, a sepa­ra­ção do alu­mí­nio inter­rom­pe o cres­ci­men­to da molé­cu­la. A com­bi­na­ção de com­pos­tos de alu­mí­nio com outros com­pos­tos metá­li­cos dá cata­li­sa­do­res Ziegler.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1940, o mate­má­ti­co ita­li­a­no Enri­co Bom­bi­e­ri. Ele rece­beu a Meda­lha Fields em 1974 pelas suas prin­ci­pais con­tri­bui­ções ao estu­do dos núme­ros pri­mos, ao estu­do das fun­ções uni-valen­tes e à con­jec­tu­ra local de Bie­ber­ba­ch, à teo­ria das fun­ções de vári­as variá­veis com­ple­xas e à teo­ria da equa­ções dife­ren­ci­ais e super­fí­ci­es míni­mas. “Teo­re­ma do valor médio de Bom­bi­e­ri”, que diz res­pei­to à dis­tri­bui­ção dos pri­mos em pro­gres­sões arit­mé­ti­cas que se obtém pela apli­ca­ção dos méto­dos do cri­vo grande.

Faz hoje 55 anos que a Fran­ça se tor­nou a 3ª nação a lan­çar um fogue­tão pró­prio um saté­li­te arti­fi­ci­al. O Asté­rix foi lan­ça­do a bor­do de um fogue­tão Dia­mant a par­tir de Ham­ma­guir, na Argé­lia. Ten­do-se tor­na­do nes­sa altu­ra a 6ª nação a ter saté­li­tes arti­fi­ci­ais a orbi­tar a Ter­ra, o saté­li­te Asté­rix comu­ni­cou com a Ter­ra duran­te 111 dias. Devi­do à alti­tu­de rela­ti­va­men­te ele­va­da de sua órbi­ta, não se espe­ra que reen­tre na atmos­fe­ra da Ter­ra por vári­os séculos.

Faz tam­bém hoje 9 anos que par­tia em direc­ção a Mar­te o rover Curi­o­sity lan­ça­do num Fogue­tão Altas V. O Curi­o­sity era o mai­or e mais pode­ro­so veí­cu­lo espa­ci­al que alguém tinha envi­a­do ao Pla­ne­ta Ver­me­lho. O labo­ra­tó­rio cien­ti­fi­co de duas tone­la­das tem o tama­nho de um peque­no SUV. O objec­ti­vo da mis­são era pro­cu­rar ambi­en­tes habi­tá­veis em Mar­te, ou evi­dên­ci­as de que o pla­ne­ta pode­ria ter sido habi­tá­vel no pas­sa­do. A sua via­gem durou cer­ca de 9 meses e
em pou­cas sema­nas, o Curi­o­sity cum­priu a sua mis­são. Ele encon­trou evi­dên­ci­as de água cor­ren­te em Mar­te. Mais tar­de, tam­bém encon­trou molé­cu­las orgâ­ni­cas em Marte.

E nes­ta sema­na que pas­sou a Chi­na lan­çou uma gran­de nave espa­ci­al robó­ti­ca do Cen­tro de Lan­ça­men­to Espa­ci­al Wen­chang, na pro­vín­cia de Hai­nan, no sul da Chi­na, com a tare­fa de pou­sar na Lua e tra­zer amos­tras luna­res, 44 anos depois da últi­ma vez des­de que subs­tân­ci­as extra­ter­res­tres foram tra­zi­das de vol­ta à Ter­ra. O fogue­tão Chang Zheng 5, o mai­or e mais pode­ro­so veí­cu­lo de lan­ça­men­to na Chi­na, ergueu seu cor­po de 20 anda­res e voou em direc­ção ao céu, arras­tan­do uma cha­ma pra­te­a­da espec­ta­cu­lar às 4h30 da sua pla­ta­for­ma de lan­ça­men­to, dei­xan­do mui­tos espec­ta­do­res den­tro e ao redor do cen­tro cos­tei­ro de Wen­chang com admi­ra­ção e entu­si­as­mo enquan­to o gigan­tes­co fogue­tão subia em direc­ção ao céu. Com cer­ca de 57 metros de altu­ra e cer­ca de 852 Mil qui­los este fogue­tão de dois está­gi­os tem a capa­ci­da­de de trans­por­tar cer­ca de 9 mil qui­los de car­ga para a órbi­ta trans-lunar.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­Pi nº100 de Dezem­bro e a revis­ta newe­lec­tro­nics de 24 de Novembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.