Newsletter Nº288

Newsletter Nº288
News­let­ter Nº288

Faz hoje anos que nas­cia, em 1854, quí­mi­co orgâ­ni­co fran­cês Paul Saba­ti­er. Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca em 1912 com Vic­tor Grignard.Sabatier pelas suas pes­qui­sas em sín­te­se orgâ­ni­ca cata­lí­ti­ca, e des­co­ber­tas do uso de níquel fina­men­te divi­di­do como cata­li­sa­dor na hidro­ge­na­ção (a adi­ção de hidro­gé­nio a molé­cu­las de com­pos­tos de car­bo­no). As indús­tri­as de mar­ga­ri­na, hidro­ge­na­ção a óleo e meta­nol sin­té­ti­co cres­ce­ram a par­tir des­te tra­ba­lho. Ele des­co­briu que aumen­tar a área de super­fí­cie de cata­li­sa­do­res como cobre e níquel divi­din­do-os de for­ma mui­to fina aumen­ta mui­to sua efi­cá­cia. Saba­ti­er fez uma ampla pes­qui­sa sobre o uso de cata­li­sa­do­res em sin­te­ti­za­do­res de quí­mi­ca orgâ­ni­ca, reve­lan­do que metais que não sejam níquel, embo­ra menos efi­ca­zes, tam­bém podem se com­por­tar como catalisadores.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1893, o inven­tor e enge­nhei­ro ame­ri­ca­no Ray­mond Loewy. Nas­ci­do na Fran­ça, ele ficou conhe­ci­do como o “Pai da Sim­pli­fi­ca­ção”. Exem­plos famo­sos dos seus pro­jec­tos inclu­em o Studebaker1947 Star­light Cou­pe, o Star­li­ner Cou­pe de 1953 e o Avan­ti 1961 — dese­nhos que gera­ram um inte­res­se públi­co e acei­ta­ção mui­to fora de pro­por­ção ao tama­nho rela­ti­vo da empre­sa na indús­tria; a linha de 1947 dos recep­to­res de rádio Hal­li­craf­ter que trans­mi­ti­am uma pre­ci­são níti­da mui­to à fren­te de seu tem­po; a máqui­na de dupli­ca­ção Ges­tet­ner de 1929, a Gela­dei­ra Sears Colds­pot de 1934 e a loco­mo­ti­va a vapor S‑1 para a Estra­da de Fer­ro da Pen­sil­vâ­nia — todos os pro­jec­tos de refe­rên­cia influ­en­tes no esta­be­le­ci­men­to de padrões de design mais ele­va­dos nas suas res­pec­ti­vas áre­as de design. Ele tam­bém pro­jec­tou itens meno­res como esco­vas de den­tes, lâmi­nas de bar­be­ar, móveis e a Gar­ra­fa de Coca-Cola.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1927, o esta­tís­ti­co japo­nês Hiro­tu­gu Akai­ke. Ele for­mu­lou o cri­té­rio de infor­ma­ção de Akai­ke (AIC). A AIC é hoje ampla­men­te uti­li­za­da para a selec­ção de mode­los, que é comum­men­te o aspec­to mais difí­cil da infe­rên­cia esta­tís­ti­ca; além dis­so, a AIC é a base de um para­dig­ma para os fun­da­men­tos das esta­tís­ti­cas. Akai­ke tam­bém fez gran­des con­tri­bui­ções para o estu­do de séri­es tem­po­rais. Além dis­so, ele teve um gran­de papel no desen­vol­vi­men­to geral das esta­tís­ti­cas no Japão.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1948, o físi­co nor­te-ame­ri­ca­no Wil­li­am D. Phil­lips. As suas expe­ri­ên­ci­as com luz laser para arre­fe­cer e pren­der áto­mos fez que com que fos­se atri­buí­da uma par­te do Pré­mio Nobel de Físi­ca em 1997 (com Ste­ven Chu e Clau­de Cohen-Tan­noud­ji). Eles desen­vol­ve­ram méto­dos para usar luz laser para arre­fe­cer gases à fai­xa de tem­pe­ra­tu­ra micro­kel­vin per­to do zero abso­lu­to, e man­ten­do os áto­mos refri­ge­ra­dos flu­tu­an­do ou cap­tu­ra­dos em dife­ren­tes tipos de “arma­di­lhas ató­mi­cas”. A luz laser fun­ci­o­na como um líqui­do espes­so, ape­li­da­do de mela­ço ópti­co, no qual os áto­mos são desa­ce­le­ra­dos. Áto­mos indi­vi­du­ais podem ser assim estu­da­dos com uma pre­ci­são mui­to gran­de e a sua estru­tu­ra inter­na pode ser deter­mi­na­da. À medi­da que mais e mais áto­mos são cap­tu­ra­dos no mes­mo volu­me, for­ma-se um gás fino, e as suas pro­pri­e­da­des podem ser estu­da­das em detalhes.

Faz hoje 13 anos que era cri­a­do o sis­te­ma Android. A Goo­gle, depois de algu­ma espe­cu­la­ção, e após ter com­pra­do uma peque­na star­tup cha­ma­da “Android”, entra no mer­ca­do dos smartpho­nes. Depois de rumo­res indi­can­do o con­trá­rio a Goo­gle anun­ci­ou que o Android seria uma pla­ta­for­ma aber­ta para todos atra­vés da “Open Hand­set Alli­an­ce”. A Goo­gle pro­me­teu que o Android muda­ria o sta­tus quo, e defi­ni­ti­va­men­te cum­priu, ten­do actu­al­men­te mais de 72% do mer­ca­do mun­di­al de smartpho­nes, de acor­do com algu­mas esti­ma­ti­vas recen­tes (se não mais).

E nes­ta sema­na que pas­sou a fun­da­ção Rasp­ber­ry Pi fez mais um anun­cio estron­do­so. Um tecla­do com um Rasp­ber­ry Pi no seu inte­ri­or por 70 USD. Ins­pi­ra­do nos com­pu­ta­do­res domés­ti­cos da déca­da de 1980, a mis­são da fun­da­ção Rasp­ber­ry Pi é colo­car com­pu­ta­do­res pro­gra­má­veis de alto desem­pe­nho e aces­sí­veis nas mãos de pes­so­as em todo o mun­do. E ins­pi­ra­do por esses PCs clás­si­cos, aqui está o Rasp­ber­ry Pi 400: um com­pu­ta­dor pes­so­al com­ple­to, inte­gra­do num tecla­do com­pac­to. Usan­do o mes­mo foot­print dos tecla­dos ante­ri­or­men­te lan­ça­dos, foi dese­nha­da uma pla­ca Rasp­ber­ry Pi que se ajus­tas­se per­fei­ta­men­te a ser colo­ca­da den­tro des­te tecla­do. O resul­ta­do é um Rasp­ber­ry PI 4 em for­ma­to de “tecla­do” com uma velo­ci­da­de de reló­gio de pro­ces­sa­dor de 1.8Ghz, com arre­fe­ci­men­to pas­si­vo e 4GB de memó­ria. Tem 3 Por­tas USB (2 USB3), a por­ta Giga­bit Ether­net, duas por­tas micro-HDMI, uma slot para o microSD e os 40 pinos. Usa um inter­fa­ce USB‑C para ser liga­do à corrente.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do o livro “Rasp­ber­ry Pi Begin­ner’s Gui­de 4th Edi­ti­on” que entre outras coi­sas abor­da o novo Rasp­ber­ry Pi 400.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.