Newsletter Nº284

Newsletter Nº284
News­let­ter Nº284

Faz hoje anos que nas­cia, em 1850, o quí­mi­co fran­cês Henry Louis Le Cha­te­li­er. Ele ficou conhe­ci­do pelo prin­cí­pio de Le Cha­te­li­er, que per­mi­te pre­ver o efei­to que uma mudan­ça nas con­di­ções (tem­pe­ra­tu­ra, pres­são e con­cen­tra­ção dos com­po­nen­tes da reac­ção) terá sobre uma reac­ção quí­mi­ca. Este prin­cí­pio pro­vou ser ines­ti­má­vel na indús­tria quí­mi­ca para o desen­vol­vi­men­to de pro­ces­sos quí­mi­cos mais efi­ci­en­tes. Fritz Haber utilizou‑o com suces­so em seu pro­ces­so de pro­du­ção de amó­nia. Os inte­res­ses de Le Cha­te­li­er come­ça­ram em meta­lur­gia, cimen­tos, cerâ­mi­ca e vidro, nos seus estu­dos de cha­mas que o leva­ram a estu­dar o calor e sua medi­ção. De vári­as con­tri­bui­ções à ter­mo­me­tria, a sua mais impor­tan­te foi o pri­mei­ro pro­jec­to bem-suce­di­do de um ter­mo­par de pla­ti­na e ródio para medir altas tem­pe­ra­tu­ras (1887).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1869, o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Frank Duryea. Ele em con­jun­to com o seu irmão Char­les Duryea cons­trui­ram o pri­mei­ro auto­mó­vel com vári­as cópi­as fabri­ca­do nos Esta­dos Uni­dos. Em 28 de Novem­bro de 1895, Frank diri­giu seu car­ro para ganhar o pri­mei­ro pré­mio na pri­mei­ra cor­ri­da de auto­mó­veis ame­ri­ca­na em Chi­ca­go, rea­li­za­da pelo Chi­ca­go Times-Herald. Às 8h55, seis “motas” dei­xa­ram o Jack­son Park em Chi­ca­go para uma cor­ri­da de 54 milhas até Evans­ton, Illi­nois, e de vol­ta pela neve. O nº 5 de Durye­as levou pou­co mais de 10 horas (média de 7,3 mph). No iní­cio de 1896, os Durye­as fabri­ca­ram 13 cópi­as do car­ro. Frank desen­vol­veu a “Ste­vens-Duryea”, uma limu­si­na cara, que per­ma­ne­ceu em pro­du­ção na déca­da de 1920. Os irmãos são reco­nhe­ci­dos como “Pais da Indús­tria Auto­mo­bi­lís­ti­ca Americana”.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1913, o cien­tis­ta aero­es­pa­ci­al nor­te-ame­ri­ca­no Robert Rowe Gil­ruth. Ele foi um dos pio­nei­ros dos pro­gra­mas espa­ci­ais Mer­cury, Gemi­ni e Apol­lo. Ele desen­vol­veu o X‑1, o pri­mei­ro avião a que­brar a bar­rei­ra do som. Gil­ruth diri­giu o Pro­jec­to Mer­cury, o pro­gra­ma ini­ci­al para rea­li­zar voos espa­ci­ais tri­pu­la­dos. Sob a sua lide­ran­ça, o pri­mei­ro astro­nau­ta ame­ri­ca­no orbi­tou a Ter­ra ape­nas um pou­co mais de 3 anos após a cri­a­ção da NASA. Em 1961, o pre­si­den­te Ken­nedy e o Con­gres­so com­pro­me­te­ram a nação com uma ater­ra­gem lunar tri­pu­la­da den­tro de uma déca­da. Gil­ruth foi nome­a­do o Direc­tor do Cen­tro de Naves Espa­ci­ais Tri­pu­la­das e rece­beu a res­pon­sa­bi­li­da­de de pro­jec­tar e desen­vol­ver a nave espa­ci­al e equi­pa­men­tos asso­ci­a­dos, pla­ne­ar e con­tro­lar mis­sões e trei­nar tri­pu­la­ções de voo.

Nes­ta sema­na que pas­sou a AMD apre­sen­tou os pro­ces­sa­do­res AMD Ryzen série 5000 para desk­top desen­vol­vi­dos com base na nova arqui­tec­tu­ra de núcleo “Zen 3” que ofe­re­cem desem­pe­nho de lide­ran­ça abran­gen­te para joga­do­res e cri­a­do­res de con­teú­do. Ofe­re­cen­do até 16 núcle­os, 32 thre­ads e 72 MB de cache no pro­ces­sa­dor AMD Ryzen 9 5950X, os pro­ces­sa­do­res da série AMD Ryzen 5000 domi­nam em car­gas de tra­ba­lho pesa­da­men­te seg­men­ta­das e efi­ci­ên­cia ener­gé­ti­ca, enquan­to o pro­ces­sa­dor AMD Ryzen 9 5900X ofe­re­ce para um aumen­to de gera­ção de 26% no desem­pe­nho de jogos. Com amplas melho­ri­as em todo o núcleo, incluin­do um com­ple­xo uni­fi­ca­do de 8 núcle­os com aces­so direc­to ao cache L3 de 32 MB, a nova arqui­tec­tu­ra de núcleo “Zen 3” da AMD ofe­re­ce um aumen­to de gera­ção de 19% em ins­tru­ções por ciclo (IPC), o mai­or des­de a intro­du­ção de pro­ces­sa­do­res “Zen” em 2017.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou, e ao fim de cin­co ten­ta­ti­vas, a Spa­ceX colo­cou em órbi­ta mais 60 saté­li­tes da Star­link. O lan­ça­men­to mar­ca a 17ª mis­são da Spa­ceX até ago­ra em 2020, e seu 94º vôo do Fal­con 9 até o momen­to. A fro­ta de pro­pul­so­res de voo com­pro­va­dos da empre­sa tem esta­do ocu­pa­da este ano, com o cons­tru­tor de fogue­tes com sede na Cali­fór­nia alcan­çan­do alguns novos mar­cos, incluin­do o lan­ça­men­to e pou­so do mes­mo pro­pul­sor de pri­mei­ro está­gio seis vezes.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.