Newsletter Nº283

Newsletter Nº283
News­let­ter Nº283

Faz hoje anos que nas­cia, em 1842, o inven­tor e poe­ta fran­cês Char­les Cros. Ele pro­jec­tou um telé­gra­fo auto­má­ti­co e exibiu‑o na Fei­ra Mun­di­al de 1867. Ele envi­ou à Socié­té fran­çai­se de pho­to­graphie, em 1869, um sis­te­ma de repro­du­ção de ima­gens colo­ri­das. Além dis­so, ele entre­gou pla­nos viá­veis em 18 de abril de 1877 para a Aca­dé­mie des Sci­en­ces, para um apa­re­lho cha­ma­do pale­o­fo­ne, que era o prin­cí­pio do gra­mo­fo­ne. Assim, ele teve a ideia antes de Edi­son. No entan­to, ele mor­reu na pobre­za e nun­ca foi reco­nhe­ci­do pelas suas des­co­ber­tas em vida, devi­do a con­cor­ren­tes mais influ­en­tes e com melhor financiamento.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1881, o pio­nei­ro da avi­a­ção ame­ri­ca­na Wil­li­am E. Boeing. Ele come­çou a inte­res­sar-se pela avi­a­ção quan­do trei­nou na esco­la de voo de Glenn L. Mar­tin em 1915 e com­prou sua pró­pria aero­na­ve. Em 1916, Boeing co-fun­dou a Paci­fic Aero Pro­ducts Com­pany (logo reno­me­a­da como Boeing Air­pla­ne Com­pany). Em 1920, ele rece­beu uma gran­de enco­men­da de guer­ra para 200 aviões de com­ba­te MB‑3. A Boeing Air Trans­port come­çou a trans­por­tar cor­reio e pas­sa­gei­ros em Julho de 1927. Por meio de fusões com outras indús­tri­as de aero­na­ves, ele cons­truiu a Uni­ted Air­craft and Air Trans­port, a empre­sa de avi­a­ção mais lucra­ti­va do seu tem­po. Em 1934, a acção da con­cor­rên­cia do gover­no divi­diu a com­pa­nhia. A Uni­ted Air­li­nes tor­nou-se uma empre­sa inde­pen­den­te. Man­tém-se até aos dias de hoje como uma das duas gran­des com­pa­nhia de fabri­co de aviões comerciais.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1939, o Astro­fí­si­co nor­te-ame­ri­ca­no Geor­ge Robert Car­ruthers. Ele foi o prin­ci­pal inven­tor de uma nova câma­ra espa­ci­al para medir a luz ultra­vi­o­le­ta que pode ser usa­da para iden­ti­fi­car áto­mos e molé­cu­las inte­res­te­la­res. Após vári­os anos em desen­vol­vi­men­to, foi leva­da à lua na mis­são Apol­lo 16 (1972). Posi­ci­o­na­da na super­fí­cie da lua, a câma­ra tam­bém pode cap­tu­rar ima­gens dos gases da atmos­fe­ra ter­res­tre. A con­cen­tra­ção de polu­en­tes, como o monó­xi­do de car­bo­no, no ar ao redor de gran­des cida­des pode ser deter­mi­na­da para mui­tas cida­des ao mes­mo tem­po. Outras câma­ras espa­ci­ais desen­vol­vi­das por Car­ruthers e seus cole­gas pes­qui­sa­ram a cama­da de ozo­no e trans­mi­ti­ram fotos de estre­las e pla­ne­tas dis­tan­tes para aná­li­se por com­pu­ta­dor. Ele tam­bém foi pio­nei­ro no desen­vol­vi­men­to de teles­có­pi­os electrónicos.

Em 1880, a pri­mei­ra fábri­ca de lâm­pa­das incan­des­cen­tes eléc­tri­cas dos EUA foi inau­gu­ra­da em Men­lo Park, N. J. The Edi­son Lamp Works. No espa­ço de um ano e meio foram pro­du­zi­das mais de 130.000 lâmpadas.

Faz hoje anos que o pri­mei­ro pro­tó­ti­po do Con­cor­de (001) pas­sou a bar­rei­ra do som. O seu pri­mei­ro voo tinha sido seis meses antes. Foi duran­te o seu 102º voo de tes­te que atin­giu Mach 2. O seu “irmão” Inglês alcan­çou o mes­mo resul­ta­do uma sema­na depois. O Con­cor­de foi o pri­mei­ro avião do mun­do total­men­te con­tro­la­do por com­pu­ta­dor. No iní­cio, gru­pos ambi­en­tais cri­ti­ca­ram o ruí­do do Con­cor­de duran­te a des­co­la­gem e o con­su­mo de com­bus­tí­vel. O seu impac­to nas via­gens aére­as inter­na­ci­o­nais foi limi­ta­do pelos altos cus­tos de ope­ra­ção da aero­na­ve. Ape­nas a Bri­tish Airways e a Air Fran­ce ope­ra­ram a aero­na­ve. O ser­vi­ço ter­mi­nou com voos finais de pas­sa­gei­ros a 24 de Outu­bro de 2003. Não exis­te até à data nenhu­ma outra for­ma comer­ci­al de via­jar tão rápido.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.