Newsletter Nº273

Newsletter Nº273
News­let­ter Nº273

Faz hoje anos que nas­cia, em 1886, o físi­co ale­mão, nas­ci­do na Suí­ça Wal­ter H. Schottky. Ele fez pes­qui­sas em físi­ca do esta­do sóli­do que leva­ram ao desen­vol­vi­men­to de vári­os dis­po­si­ti­vos elec­tró­ni­cos. Ele des­co­briu o efei­to Schottky, uma irre­gu­la­ri­da­de na emis­são de ter­miões num tubo de vácuo e inven­tou o tubo de tetro­do de gra­de de tela (1915). O dío­do Schottky é um dío­do de alta velo­ci­da­de com mui­to pou­ca capa­ci­tân­cia de jun­ção (tam­bém conhe­ci­do como “dío­do por­ta­dor quen­te” ou “dío­do de bar­rei­ra de super­fí­cie”.) Ele usa uma jun­ção metal-semi­con­du­to­ra como bar­rei­ra Schottky, em vez do semi­con­du­tor jun­ção semi­con­du­to­ra de um dío­do convencional.

Tam­bém faz hoje anos que nas­cia, em 1906, o quí­mi­co suí­ço-jugos­la­vo Vla­di­mir Pre­log. Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca de 1975 com John W. Corn­forth pelo seu tra­ba­lho na este­re­oquí­mi­ca de molé­cu­las e reac­ções orgâ­ni­cas. Este­re­oquí­mi­ca é o estu­do dos arran­jos tri­di­men­si­o­nais de áto­mos den­tro de molé­cu­las. Ele foi o autor de regras sis­te­má­ti­cas de nomen­cla­tu­ra para molé­cu­las e sua ver­são de ima­gem espe­lha­da, ou seja, qual con­fi­gu­ra­ção será cha­ma­da de “dex­tra” e qual será o “levo” (direi­ta ou esquer­da). Além dis­so, por difrac­ção de rai­os X, ele elu­ci­dou a estru­tu­ra de vári­os antibióticos.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1952, o cien­tis­ta da com­pu­ta­ção e visi­o­ná­rio ame­ri­ca­no Mark Wei­ser. Ele foi o direc­tor de tec­no­lo­gia da XEROX PARC, e é lem­bra­do por ter desen­vol­vi­do a ideia pio­nei­ra do que ele cha­mou de “com­pu­ta­ção omni­pre­sen­te”. Ele cunhou esse ter­mo em 1988 para des­cre­ver um futu­ro em que com­pu­ta­do­res pes­so­ais serão subs­ti­tuí­dos por peque­nos com­pu­ta­do­res embu­ti­dos em dis­po­si­ti­vos “inte­li­gen­tes” do quo­ti­di­a­no (itens do quo­ti­di­a­no, como cafe­tei­ras e copi­a­do­ras) e sua cone­xão via rede. Ele dis­se: “Pri­mei­ro, os main­fra­mes, cada um par­ti­lha­do por mui­tas pes­so­as. Ago­ra esta­mos na era da com­pu­ta­ção pes­so­al, pes­soa e máqui­na obser­van­do-se inqui­e­tas na área de tra­ba­lho. Em segui­da, vem a com­pu­ta­ção omni­pre­sen­te, ou a era da tec­no­lo­gia cal­ma, quan­do a tec­no­lo­gia retro­ce­de para o fun­do de nos­sas vidas.

Nes­ta sema­na que pas­sou, foram envi­a­dos para o espa­ço em direc­ção a Mar­te dois fogue­tões. O pri­mei­ro foi lan­ça­do no pas­sa­do domin­go num fogue­tão Japo­nês uma son­da robó­ti­ca dos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos. Esta via­gem terá a dura­ção de cer­ca de 7 meses até che­gar a Marte.

Hoje, foi lan­ça­do pela Chi­na a sua mais ambi­ci­o­sa mis­são a Mar­te, numa ten­ta­ti­va de pou­sar com suces­so uma son­da no pla­ne­ta ver­me­lho, fei­to alcan­ça­do ape­nas pelos Esta­dos Uni­dos até à data. A Tianwen‑1, é com­pos­ta por uma son­da e por um rover equi­pa­dos com ins­tru­men­tos de reco­lha de dados. Os objec­ti­vos da mis­são são a explo­ra­ção do solo mar­ci­a­no, pro­cu­ran­do per­ce­ber a dis­tri­bui­ção de água gela­da do pla­ne­ta e a com­po­si­ção da sua super­fí­cie, assim como do seu cli­ma e atmosfera.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta HackS­pa­ce Maga­zi­ne Nº 33 de Agosto.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.