Newsletter Nº266

Newsletter Nº266
News­let­ter Nº266

Faz hoje anos que nas­cia, em 1756 o quí­mi­co fran­cês Jean-Antoi­ne Chap­tal. Ele foi o autor do pri­mei­ro livro sobre quí­mi­ca indus­tri­al. Foi tam­bém ele que deu o nome “nitro­gé­nio”. A sua acti­vi­da­de téc­ni­ca abran­geu um amplo cam­po, como melho­ri­as na fabri­ca­ção de áci­do sul­fú­ri­co, sali­tre para pól­vo­ra, açú­car de raiz de beter­ra­ba, vinho, tin­gi­men­to, bran­que­a­men­to entre outras coi­sas. Ele foi o pri­mei­ro a pro­du­zir comer­ci­al­men­te áci­do sul­fú­ri­co na Fran­ça na sua fábri­ca em Mont­pel­li­er. A sua car­rei­ra abran­geu o perío­do tem­pes­tu­o­so da Revo­lu­ção Fran­ce­sa. Ele foi pre­so, mas teve mais sor­te do que o bri­lhan­te Antoi­ne Lavoi­si­er (que foi gui­lho­ti­na­do) e depois liber­ta­do para gerir as obras de sali­tre em Gre­nel­le. Ele tam­bém aju­dou a orga­ni­zar a intro­du­ção do sis­te­ma métrico.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1877, o quí­mi­co ale­mão Hein­ri­ch Otto Wie­land. Ele ganhou do Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca de 1927 pelos seus estu­dos de quí­mi­ca de este­rói­des, nos quais deter­mi­nou a estru­tu­ra mole­cu­lar dos áci­dos bili­a­res. Ele tam­bém é conhe­ci­do por estu­dar a con­ver­são de ali­men­tos em ener­gia. Em 1912, ele come­çou a tra­ba­lhar em áci­dos bili­a­res, secre­ções do fíga­do conhe­ci­das há qua­se um sécu­lo por con­sis­ti­rem num gran­de núme­ro de subs­tân­ci­as. Ele estu­dou três deles: áci­do cóli­co, áci­do deso­xi­có­li­co e áci­do lito­có­li­co, des­co­brin­do que todos eram este­rói­des, mui­to seme­lhan­tes entre si, e todos con­ver­tí­veis em áci­do colâ­ni­co. Depois de 1921, ele estu­dou alguns alca­lói­des curi­o­sos, incluin­do toxi­fe­ri­na (ingre­di­en­te acti­vo do cura­re), bufo­ta­li­na (no vene­no de sapos) e faloi­di­na e ama­ti­na (ingre­di­en­tes vene­no­sos no mor­tí­fe­ro cogu­me­lo amanita).

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1910, o inven­tor inglês Chris­topher Coc­ke­rell. Ele é res­pon­sá­vel pela inven­ção do hover­craft. Ele era enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co na Mar­co­ni Com­pany (1935–50), onde tra­ba­lhou em equi­pa­men­tos de nave­ga­ção aérea e radar. Pos­te­ri­or­men­te ele cri­ou um negó­cio de alu­guer de bar­cos. Con­si­de­ran­do o arras­to da água no cas­co de um bar­co, ele teve a ideia de ele­var o bar­co numa almo­fa­da de ar. Em 1954, ele rea­li­zou um tes­te cru­ci­al usan­do balan­ças de cozi­nha, latas e um aspi­ra­dor de pó para mos­trar que uma cor­ren­te de ar pode­ria pro­du­zir a ele­va­ção neces­sá­ria. No ano seguin­te, ele cons­truiu um mode­lo de madei­ra bal­sa em fun­ci­o­na­men­to com um motor de aero­na­ve. O pri­mei­ro pro­tó­ti­po em esca­la real, o SR-N1, pesa­va 7 tone­la­das e era capaz de 60 nós. Atra­ves­sou o Canal da Man­cha em 1959 (com Coc­ke­rell a bor­do). O Hover­craft entrou em ser­vi­ço regu­lar entre canais em 1968.

Nes­ta sema­na que pas­sou, e após um adi­a­men­to de dias, foi final­men­te lan­ça­do o fogue­tão da Spa­ceX, com dois astro­nau­tas a bor­do, em direc­ção à esta­ção espa­ci­al inter­na­ci­o­nal. No dia 30 cum­priu-se mais um pas­so his­tó­ri­co na con­quis­ta espa­ci­al quan­do astro­nau­tas nor­te-ame­ri­ca­nos foram lan­ça­dos den­tro de um fogue­tão comer­ci­al. A nave Crew Dra­gon trans­por­tou Robert Behn­ken e Dou­glas Hur­ley, sen­do a pri­mei­ra mis­são de tes­te com tri­pu­lan­tes huma­nos. Deno­mi­na­da de Spa­ceX Demo‑2 esta mis­são tem como objec­ti­vo tes­tar o voo do ini­cio ao fim para vali­dar a capa­ci­da­de de trans­por­te de tri­pu­la­ção, duran­te o lan­ça­men­to, em órbi­ta, na aco­pla­gem e na aterragem.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­do o Ker­nel 5.7 do Linux. Depois de sete RC foi dado o “sign-off” para a pri­mei­ra ver­são ofi­ci­al des­ta fami­li­ar de Ker­nels. As prin­ci­pais novi­da­des são melho­ri­as diver­sas na arqui­tec­tu­ra ARM de 64-bits, melho­ria do supor­te de HDR/OLED nome­a­da­men­te o con­tro­lo do Bac­klight, foram tam­bém intro­du­zi­das melho­ri­as diver­sas no sis­te­ma de I/O, novo dri­ver de filesys­tem exFAT, actu­a­li­za­ções dos filesys­tems F2FS, XFS e Btrfs, supor­te para o Apple USB Fast Char­ge, supor­te para novos dis­po­si­ti­vos de hard­ware de som, assim como mui­tas outras melhorias.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.