Newsletter Nº263

Newsletter Nº263
News­let­ter Nº263

Faz hoje anos que nas­cia, em 1925 o físi­co teó­ri­co isra­e­li­ta Yuval Ne’eman. Ten­do tra­ba­lha­do inde­pen­den­te­men­te de Gell-Mann, mas qua­se simul­ta­ne­a­men­te (1961), ele desen­vol­veu um méto­do de agru­pa­men­to de bári­ons de tal manei­ra que eles caí­ram em famí­li­as lógi­cas. Ago­ra conhe­ci­do como o Cami­nho Óctu­plo, o esque­ma agru­pa­va mésons e bári­ons (por exem­plo, pro­tões e neu­trões) em mul­ti­ple­tos de 1, 8, 10 ou 27 mem­bros com base em vári­as pro­pri­e­da­des. Ele foi che­fe da comis­são de ener­gia ató­mi­ca de Isra­el e fun­dou o pro­gra­ma espa­ci­al do país.

Nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que os cien­tis­tas final­men­te con­se­gui­ram expli­car a razão da des­lo­ca­ção do nor­te mag­né­ti­co da Ter­ra. Uma equi­pa, lide­ra­da pela Uni­ver­si­da­de de Leeds, diz que o com­por­ta­men­to é expli­ca­do pela com­pe­ti­ção entre duas “bolhas” mag­né­ti­cas na bor­da do núcleo exter­no da Ter­ra. As mudan­ças no flu­xo de mate­ri­al der­re­ti­do no inte­ri­or do pla­ne­ta alte­ra­ram a for­ça das regiões aci­ma do flu­xo mag­né­ti­co nega­ti­vo. “Esta mudan­ça no padrão de flu­xo enfra­que­ceu o sis­te­ma no Cana­dá e aumen­tou leve­men­te a for­ça do sis­te­ma na Sibé­ria”, expli­cou o Dr. Phil Livermore.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que a Tes­la tem um pla­no para intro­du­zir uma nova bate­ria de lon­ga dura­ção e de bai­xo cus­to no seu vei­cu­lo Mode­lo 3 na Chi­na no final des­te ano ou no iní­cio do pró­xi­mo, que espe­ra tra­zer o cus­to dos veí­cu­los eléc­tri­cos em linha com a gaso­li­na mode­los e per­mi­tir que as bate­ri­as EV tenham uma segun­da e ter­cei­ra vidas na rede eléc­tri­ca. A nova bate­ria de “milhão de milhas” no cen­tro da estra­té­gia da Tes­la foi desen­vol­vi­da em con­jun­to com a Con­tem­po­rary Ampe­rex Tech­no­logy Ltd da Chi­na (CATL) (300750.SZ) e imple­men­ta a tec­no­lo­gia desen­vol­vi­da pela Tes­la em cola­bo­ra­ção com uma equi­pa de espe­ci­a­lis­tas aca­dé­mi­cos em bate­ri­as recru­ta­dos por Musk.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta newe­lec­tro­nics de 12 de Maio.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.