Newsletter Nº262

Newsletter Nº262
News­let­ter Nº262

Faz hoje anos que nas­cia, em 1909, o inven­tor e físi­co ame­ri­ca­no Edwin H. Land. Conhe­ci­do por fun­dar a Pola­roid, o seu pro­ces­so de uma fase para o desen­vol­vi­men­to e impres­são de foto­gra­fi­as foi a mai­or ino­va­ção em foto­gra­fia des­de a intro­du­ção do fil­me em rolo. Ele demons­trou pela pri­mei­ra vez a Pola­roid Land Came­ra em 1947, que pro­du­zia impres­sões total­men­te desen­vol­vi­das em ape­nas 60 segun­dos. Land tam­bém apli­cou o nome Pola­roid ao fil­tro de pola­ri­za­ção da luz que ele tinha inven­ta­do incor­po­ran­do cris­tais ade­qua­dos numa folha de plás­ti­co, ampla­men­te conhe­ci­da pelo seu uso nas len­tes dos ócu­los de sol. Os seus outros pro­jec­tos incluíam raios‑X ins­tan­tâ­ne­os, pro­jec­tor de fil­mes em 3D entre as mais de 500 paten­tes que ele possuía.

E che­ga­mos ao 5º ani­ver­sá­rio da news­let­ter do altLab. Com este núme­ro são 262 sema­nas con­se­cu­ti­vas a tra­zer noti­ci­as e pro­jec­tos que vão apa­re­cen­do na Inter­net e que mere­cem ser refe­ri­dos. Esta expe­ri­ên­cia tem sido pro­fun­da­men­te enri­que­ce­do­ra para mim, não só pelo conhe­ci­men­to que adqui­ro sema­nal­men­te ao deam­bu­lar pela Inter­net em bus­ca de novi­da­des e de pro­jec­to inte­res­san­tes para apre­sen­tar, como tam­bém por pode-lo par­ti­lhar com todos, cri­an­do na news­let­ter um índi­ce para coi­sas inte­res­san­tes que andam por ai.

O tra­ba­lho para cri­ar a news­let­ter sub­di­vi­de-se em dois momen­tos. Num pri­mei­ro momen­to que ocor­re ao lon­go de toda a sema­na é fei­ta a mar­ca­ção de páginas/artigos que são poten­ci­ais can­di­da­tos a incluir, isto envol­ve um esfor­ço nun­ca infe­ri­or a 1 hora por dia. Depois, no dia da news­let­ter é fei­to o tra­ba­lho de ler, selec­ci­o­nar e resu­mir todos os arti­gos a incluir, este tra­ba­lho é de cer­ca de 4 a 5 horas. Por­tan­to, para que esta news­let­ter che­gue todas as sema­nas exis­te um esfor­ço de cer­ca de 12 horas sema­nais da minha par­te para a cri­ar. As fer­ra­men­tas que eu uso são rela­ti­va­men­te rudi­men­ta­res, “fee­dly” para mar­car os arti­gos que apa­re­cem nos diver­sos feed de RSS que tenho subs­cri­to (cer­ca de 1000), depois usan­do o brow­ser abro os links para as pági­nas, dou uma lei­tu­ra, por vezes vou atrás da fon­te do arti­go e depois gra­vo a ima­gem de apre­sen­ta­ção, o link para o vídeo e o tex­to assim como o link e titu­lo para a pági­na. Isto fica tudo num fichei­ro de tex­to que pos­te­ri­or­men­te é pro­ces­sa­do por um script de Python que faz toda a for­ma­ta­ção e nor­ma­li­za­ção dos tex­tos e ima­gens pro­du­zin­do um fichei­ro final para a news­let­ter. A edi­ção das ima­gens é fei­ta com o GIMP e tudo isto é fei­to numa máqui­na com Linux Fedora.

Sei que exis­tem diver­sas difi­cul­da­des em ace­der à news­let­ter, haven­do momen­tos em que a mes­ma se encon­tra ina­ces­sí­vel ou apre­sen­ta ima­gens que­bra­das. Ire­mos num futu­ro mui­to pró­xi­mo mudar a loca­li­za­ção do site do altLab para outro ser­vi­dor com mais capa­ci­da­de e espe­re­mos que nes­sa altu­ra esses pro­ble­mas fiquem resolvidos.

Só me res­ta agra­de­cer o apoio que tenho de todos e enquan­to me for pos­sí­vel con­ti­nu­a­rei com esta tare­fa. E que venham mais 5!

E nes­ta sema­na que pas­sou a Star­link expli­cou a for­ma como vai fazer para que a rede gigan­te de saté­li­tes que está a colo­car em órbi­ta não afec­te os sis­te­mas de obser­va­ção astro­nó­mi­ca. Essa ope­ra­ção pas­sa por alte­rar a manei­ra como os saté­li­tes voam para sua alti­tu­de ope­ra­ci­o­nal, para que eles voem com os pai­néis numa ori­en­ta­ção em direc­ção ao Sol. Como se tra­ta de uma alte­ra­ção que pode ser fei­ta em Soft­ware, os enge­nhei­ros já estão a tra­ba­lhar nes­sa alteração.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do o ebo­ok Rasp­ber­ry Pi Came­ra Gui­de que abor­da a nova câma­ra do Rasp­ber­ry PI lan­ça­da a sema­na passada.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.