Newsletter Nº203

Newsletter Nº203
News­let­ter Nº203

Faz hoje anos que nas­cia, em 1768, Joseph Fou­ri­er. Este mate­má­ti­co e egip­tó­lo­go fran­cês exer­ceu for­te influên­cia na físi­ca mate­má­ti­ca atra­vés de sua Théo­rie analy­ti­que de la cha­leur (1822; Teo­ria ana­lí­ti­ca do calor). Ele intro­du­ziu uma série mate­má­ti­ca infi­ni­ta para auxi­li­ar na reso­lu­ção de equa­ções de con­du­ção. Esta téc­ni­ca de aná­li­se per­mi­te que a fun­ção de qual­quer variá­vel seja expan­di­da numa série de senos de múl­ti­plos da variá­vel, que é ago­ra conhe­ci­da como a série de Fou­ri­er. As suas equa­ções gera­ram mui­tas novas áre­as de estu­do na mate­má­ti­ca e físi­ca, incluin­do o ramo da ópti­ca desig­na­do para ele, foram pos­te­ri­or­men­te apli­ca­dos a outros fenó­me­nos natu­rais, como marés, cli­ma e man­chas solares.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1888, Geor­ge David Birkhoff. Este mate­má­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no foi res­pon­sá­vel por ter for­mu­la­do o teo­re­ma ergó­di­co. Como o pri­mei­ro dina­mis­ta ame­ri­ca­no, Birkhoff come­çou onde Poin­ca­ré parou, ganhan­do dis­tin­ção em 1913 com sua pro­va do Últi­mo Teo­re­ma Geo­mé­tri­co de Poin­ca­ré, um caso espe­ci­al do pro­ble­ma dos três cor­pos. Embo­ra prin­ci­pal­men­te espe­ci­a­li­za­do em geo­me­tria, ele des­co­briu novos méto­dos sim­bó­li­cos. Ele viu além da teo­ria das osci­la­ções, cri­ou uma teo­ria rigo­ro­sa do com­por­ta­men­to ergó­di­co e pre­viu mode­los dinâ­mi­cos para o caos. O seu teo­re­ma ergó­di­co trans­for­mou a hipó­te­se ergó­di­ca de Maxwell-Boltz­mann da teo­ria ciné­ti­ca dos gases (à qual excep­ções são conhe­ci­das) num prin­cí­pio rigo­ro­so atra­vés do uso da teo­ria da medi­da de Lebes­gue. Ele tam­bém pro­du­ziu um mode­lo mate­má­ti­co da gravidade.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1936, Simon Min Sze. Nas­ci­do em Nan­jing, Chi­na cres­ceu em Taiwan. Ele ficou conhe­ci­do pelo seu tra­ba­lho em físi­ca e tec­no­lo­gia de semi­con­du­to­res, incluin­do a sua des­co­ber­ta com Dawon Kahng, do tran­sís­tor de por­ta flu­tu­an­te, hoje ampla­men­te usa­do em dis­po­si­ti­vos de memó­ria de semi­con­du­to­res não-volá­teis. Ele escre­veu e edi­tou mui­tos livros, incluin­do Phy­sics of Semi­con­duc­tor Devi­ces, um dos tex­tos mais cita­dos no seu cam­po. Sze rece­beu o Pré­mio J J Ebers em 1991 pelo seu tra­ba­lho em dis­po­si­ti­vos electrónicos.

Nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que a mis­são da NASA ao aste­rói­de Ben­nu reve­lou as pri­mei­ras obser­va­ções de per­to de plu­mas de par­tí­cu­las em erup­ção na super­fí­cie de um aste­rói­de. O Ben­nu tam­bém se reve­lou mais robus­to do que o espe­ra­do, desa­fi­an­do a equi­pa a alte­rar os seus pla­nos voo e de reco­lha de amos­tras, devi­do ao ter­re­no acidentado.

Hoje come­çou o Pixels Camp no Pavi­lhão Car­los Lopes em Lis­boa. Nes­ta ter­cei­ra edi­ção ins­cre­ve­ram-se mais de 1300 par­ti­ci­pan­tes e exis­tem cen­te­nas de Talks para ir. Exis­te tam­bém o Hac­ka­ton no qual esta­mos a par­ti­ci­par assim como diver­sos pas­sa­tem­pos. Nes­te even­to de 3 dias ire­mos poder ain­da vez o Quizshow, ver fil­mes como o “The Imi­ta­ti­on Game”, “Ready Player One”, “Edge of Tomor­row” e “Sour­ce Code”.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do o livro Micro­ser­vi­ce Archi­tec­tu­re e a revis­ta Hacks­pa­ce Nº17.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.