Newsletter Nº168

Newsletter Nº168
News­let­ter Nº168

Faz anos hoje que nas­cia, em 1814, Samu­el Colt. Este fabri­can­te nor­te-ame­ri­ca­no de armas de fogo popu­la­ri­zou o revól­ver Colt 45 e outras armas de fogo. Enquan­to mari­nhei­ro apren­diz, ele fez um mode­lo de madei­ra de uma pis­to­la auto­má­ti­ca de revól­ver (tal­vez ins­pi­ra­da na roda do navio) e ao retor­nar aos EUA fez mode­los de metal, pediu paten­tes e fez uma tor­nee como “Dr. Coult”, ganhan­do assim o dinhei­ro que pre­ci­sa­va para come­çar a fabri­ca­ção. A sua fábri­ca foi uma das mais ino­va­do­ras no uso da téc­ni­ca de pro­du­ção em mas­sa. O seu esti­lo de ven­das e auto-pro­mo­ção de Bar­num tam­bém popu­la­ri­zou o seu produto.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1846, Edward Char­les Pic­ke­ring. Nas­ceu em Bos­ton, Mas­sa­chu­setts, este físi­co e astró­no­mo dos EUA. Depois de se for­mar em Har­vard, lec­ci­o­nou físi­ca por dez anos no MIT, onde cons­truiu o pri­mei­ro labo­ra­tó­rio de físi­ca ins­tru­ci­o­nal dos Esta­dos Uni­dos. Aos 30 anos, ele diri­giu o Har­vard Col­le­ge Obser­va­tory por 42 anos. As suas obser­va­ções foram assis­ti­das por uma equi­pa de mulhe­res, incluin­do Annie Jump Can­non. Ele intro­du­ziu o uso do fotó­me­tro meri­di­a­no para medir a mag­ni­tu­de das estre­las e esta­be­le­ceu a Har­vard Pho­to­me­try (1884), o pri­mei­ro gran­de catá­lo­go foto­mé­tri­co. Ao esta­be­le­cer uma esta­ção no Peru (1891) para fazer as foto­gra­fi­as do sul, ele publi­cou o pri­mei­ro mapa foto­grá­fi­co de todo o céu (1903).

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1865, Geor­ges Fri­e­del. Este Cris­ta­ló­gra­fo fran­cês for­mu­lou leis bási­cas sobre a mor­fo­lo­gia exter­na e estru­tu­ra inter­na dos cris­tais. Ele era o filho de Char­les Fri­e­del (1832–1899), mine­ra­lo­gis­ta fran­cês e quí­mi­co orgâ­ni­co. Ele reco­nhe­ceu, em 1892, que os cris­tais líqui­dos tinham três tipos de orga­ni­za­ção (meso­fa­ses). Em 1893, tor­nou-se pro­fes­sor na Esco­la Naci­o­nal das Minas em Saint-Etienne.

Nes­ta sema­na que pas­sou a Rolls-Roy­ce reve­lou um con­cei­to de veí­cu­lo de des­co­la­gem e ater­ra­gem ver­ti­cal (EVTOL) no Farn­bo­rough Inter­na­ti­o­nal Airshow 2018. O pro­jec­to pode ser adap­ta­do para trans­por­te pes­so­al, trans­por­te públi­co, logís­ti­ca e apli­ca­ções mili­ta­res e é base­a­do sobre tec­no­lo­gi­as que já exis­tem ou estão actu­al­men­te em desen­vol­vi­men­to. Pode levar para o céu logo no iní­cio dos anos 2020.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta hacks­pa­ce nº9.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.