Newsletter Nº153

Newsletter Nº153
News­let­ter Nº153

Faz anos hoje que nas­cia, em 1622, Vin­cen­zo Vivi­a­ni. Este mate­má­ti­co ita­li­a­no foi líder em seu cam­po e fun­dou a Acca­de­mia del Cimen­to. Como uma das pri­mei­ras soci­e­da­des cien­tí­fi­cas impor­tan­tes, esta orga­ni­za­ção foi cri­a­da antes da Royal Soci­ety da Ingla­ter­ra. Em 1639, aos 17 anos, tor­nou-se alu­no, secre­tá­rio e assis­ten­te de Gali­leu em Arce­tri, até a mor­te de Gali­leu, em 1642. Duran­te sua lon­ga car­rei­ra, Vivi­a­ni publi­cou vári­os livros sobre assun­tos mate­má­ti­cos e cien­tí­fi­cos. Ele edi­tou a pri­mei­ra edi­ção das obras uni­fi­ca­das de Gali­leu (1655–1656) e tra­ba­lhou incan­sa­vel­men­te para rea­bi­li­tar a memó­ria do seu mes­tre. Em 1660, jun­to com Borel­li, ele mediu a velo­ci­da­de do som ao sin­cro­ni­zar a dife­ren­ça entre o flash e o som de um canhão. Eles obti­ve­ram o valor de 350 metros por segun­do. Ficou igual­men­te conhe­ci­do pelo teo­re­ma de Vivi­a­ni, que esta­be­le­ce que a soma das dis­tan­ci­as de um pon­to inte­ri­or aos lados, num ângu­lo rec­to, de um tri­ân­gu­lo equi­lá­te­ro é igual ao com­pri­men­to da altu­ra do triângulo.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1827, Joseph Lis­ter. Este cirur­gião inglês e cien­tis­ta médi­co foi o fun­da­dor da medi­ci­na anti-sép­ti­ca e um pio­nei­ro na medi­ci­na pre­ven­ti­va. Influ­en­ci­a­do pela teo­ria dos ger­mes de Louis Pas­teur, Lis­ter resol­veu man­ter esses orga­nis­mos lon­ge das feri­das. O seu livro, sobre o Prin­cí­pio Anti-sép­ti­co na Prá­ti­ca da Cirur­gia (1867), foi o pri­mei­ro tra­ta­do sobre o assun­to. Enquan­to na Royal Infir­mary, Glas­gow, Escó­cia, ele intro­du­ziu o uso do fenol como um desin­fec­tan­te usa­do em liga­du­ras, uten­sí­li­os, bem como para uso direc­to em feri­das e lava­gem das mãos do cirur­gião. A sua pri­mei­ra cirur­gia foi rea­li­za­da em 12 de Agos­to de 1865. A prá­ti­ca médi­ca moder­na con­ti­nua a seguir o prin­cí­pio de Lis­ter de que as feri­das devem ser man­ti­das livres de bac­té­ri­as, embo­ra a este­ri­li­za­ção tenha subs­ti­tuí­do o uso mais anticéptico.

Faz igual­men­te anos hoje que nas­cia, em 1892, Her­mann Kem­per. Este enge­nhei­ro ale­mão foi um pio­nei­ro na levi­ta­ção mag­né­ti­ca. Kem­per come­çou a sua pes­qui­sa sobre levi­ta­ção mag­né­ti­ca em 1922. Em 1933, cons­truiu um cir­cui­to fun­ci­o­nal para pai­rar sobre o prin­cí­pio da levi­ta­ção elec­tro­mag­né­ti­ca, usan­do a atra­cão elec­tro­mag­né­ti­ca. Ele rece­beu o núme­ro de Paten­te do Rei­ch 643316, “Schwe­be­bahn mit räder­lo­sen Fahr­zeu­gen, die an eiser­nen fahrs­chi­e­nen mit­tels mag­ne­tis­cher Fel­der schwe­bend entlang geführt wird” (a inven­ção de um hover­track com veí­cu­los sem chum­bo que pai­ram ao lon­go de tri­lhos de fer­ro usan­do cam­pos mag­né­ti­cos). Esta inven­ção aca­bou por levar ao desen­vol­vi­men­to do Transrapid.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1894, Lawren­ce Dale Bell. Este fabri­can­te e pro­jec­tis­ta de aviões ame­ri­ca­nos, fun­da­dor da Bell Air­craft Co., cujo avião expe­ri­men­tal X‑1, lan­ça­do em 1947, foi o pri­mei­ro a que­brar a bar­rei­ra do som. Esta empre­sa tam­bém pro­du­ziu con­tri­bui­ções sig­ni­fi­ca­ti­vas para a avi­a­ção, como o pri­mei­ro avião a jac­to do país, o pri­mei­ro heli­cóp­te­ro comer­ci­al do mun­do, o avião voa­dor mais rápi­do e mais alto do mun­do, o Bell X‑1A, e o pri­mei­ro jato ver­ti­cal de des­co­la­gem e pouso.

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1918, Joseph Sobek. Este inven­tor ame­ri­ca­no ficou conhe­ci­do pela inven­ção do Raque­te­bol que desen­vol­veu o des­por­to (1950) para jogar no Gre­enwi­ch, Con­nec­ti­cut, YMCA. Como um pro­fis­si­o­nal de squash e ténis por sete anos, ele inven­tou o Raque­te­bol como um des­por­to de raque­tes indo­or alter­na­ti­vo. Ele ela­bo­rou regras, dese­nhou um pro­jec­to de raque­te, que foi cri­a­do em 1951 pela Mag­nan Rac­ket Manu­fac­tu­ring Com­pany. Para pro­mo­ver a sua inven­ção, ele fun­dou a Pad­dle Rac­kets Asso­ci­a­ti­on com um gru­po de joga­do­res. Ele se reti­rou da pro­mo­ção acti­va quan­do o des­por­to rapi­da­men­te ganhou popu­la­ri­da­de, como uma acti­vi­da­de des­por­ti­va que era fácil de apren­der e que não pre­ci­sa­va de for­ça para desfrutar. 

Esta sema­na que pas­sou Linus Tor­valds lan­çou o Linux 4.16. Esta ver­são foi um lan­ça­men­to de peso com melho­ri­as e cor­rec­ções para vári­as arqui­tec­tu­ras, dri­vers, etc. Mui­to tra­ba­lho foi fei­to para aumen­tar a segu­ran­ça com a aju­da de cor­rec­ções de Spec­ter e Melt­down e lim­pe­zas de códi­go. No cam­po do supor­te de CPUs, vari­as melho­ri­as foram fei­tas para ofe­re­cer supor­te a recur­sos mais recen­tes. Hou­ve actu­a­li­za­ções do RISC‑V, supor­te do KVM para o AMD Secu­re Encryp­ted Vir­tu­a­li­za­ti­on, assim como o dri­ver Ora­cle DAX, etc. Foi desen­vol­vi­do tra­ba­lho tam­bém para melho­rar o supor­te para grá­fi­cos Can­non­la­ke Gen 10, no Jet­son TX2 e melho­ri­as no AMDKFD.

Ficá­mos tam­bém a saber que a NASA con­tra­tou a Loc­ke­ed-Mar­tin para desen­vol­ver um novo avião super­só­ni­co. O con­tra­to pre­vê o dese­nho, a cons­tru­ção e os tes­tes do cha­ma­do “Low-Boom Flight Demons­tra­tor”. Este avião deve­rá ter a capa­ci­da­de de trans­por­tar pas­sa­gei­ros e deve­rá ter um ruí­do super­só­ni­co que per­mi­ta ser acei­te com os regu­la­men­tos em vigor. A aero­na­ve será cons­truí­da nas ins­ta­la­ções da Lockhe­ed Mar­tin Skunk Works em Palm­da­le, Cali­fór­nia, e deve­rá fazer o seu pri­mei­ro voo em 2021.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do o livro Cir­cuitPython Essen­ti­als, assim como a revis­ta newe­lec­tro­nics de 27 de Março.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.