Newsletter Nº119

Newsletter Nº119
News­let­ter Nº119

Faz hoje anos que nas­cia, em 1856, Wil­li­am Wil­lett. Este cons­tru­tor inglês inven­tou o horá­rio de verão. Ele afir­mou ter tido a ideia enquan­to fazia uma via­gem de manhã no iní­cio do verão em Petts Wood per­to de sua casa em Chis­lehurst, em Lon­dres. Ele obser­vou que mui­tas das per­si­a­nas ain­da esta­vam bai­xas, embo­ra já exis­tis­se boa luz do dia. Ele usou sua rique­za como um pro­e­mi­nen­te cons­tru­tor de casas para fazer cam­pa­nha para um esque­ma de ajus­te de reló­gi­os com a tem­po­ra­da e publi­cou um pan­fle­to em 1907. A sua ideia ori­gi­nal era fazer qua­tro mudan­ças sema­nais de 20 minu­tos cada, para um total de 80 minutos.
Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1902, Arne Tise­lius. Foi um bioquí­mi­co sue­co que ganhou o Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca em 1948 “pela sua pes­qui­sa sobre ele­tro­fo­re­se e aná­li­se de adsor­ção, espe­ci­al­men­te pelas suas des­co­ber­tas sobre a natu­re­za com­ple­xa das pro­teí­nas séricas.”
Faz igual­men­te anos hoje que nas­cia, em 1909, Leo Fen­der. Este inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no fun­da­dor da Fen­der Elec­tric Ins­tru­ment Manu­fac­tu­ring Com­pany, ou “Fen­der” como ficou conhe­ci­da, dese­nhou e cons­truiu diver­sos equi­pa­men­to musi­cal, nome­a­da­men­te gui­tar­ras e bai­xos assim como amplificadores.
Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1913, Wolf­gang Paul. Este físi­co ale­mão co-desen­vol­veu com Hans Georg Deh­melt o fil­tro de mas­sa qua­dri­po­lar não-mag­né­ti­co que esta­be­le­ceu as bases para o que ago­ra é cha­ma­do de arma­di­lha de iões ou de “Paul trap”. O dis­po­si­ti­vo con­sis­te em três eléc­tro­dos — duas extre­mi­da­des e um anel cir­cun­dan­te. O anel está conec­ta­do a um poten­ci­al osci­lan­te. A direc­ção do cam­po eléc­tri­co alter­na; Duran­te meta­de do tem­po, o eléc­tron é empur­ra­do das pon­tas para o anel e para a outra meta­de é puxa­do do anel e empur­ra­do para as pontas.

Esta sema­na a Intel apre­sen­tou a famí­lia de pro­ces­sa­do­res de 14 a 18 Cores, desig­na­da por X‑series e que esta­rá dis­po­ní­vel em Setembro.
A AMD lan­çou hoje o seu pro­ces­sa­dor de Desk­top de topo o Ryzen™ Thre­a­drip­per™. Pelos vis­tos a con­cor­rên­cia até faz bem e obser­va­mos a Intel e a AMD a mos­tra­rem o que valem.
A Son­da Cas­si­ni vai ini­ci­ar as ulti­mas cin­co orbi­tas a Satur­no. O pon­to da apro­xi­ma­ção mais pró­xi­mo da Satur­no duran­te as apro­xi­ma­ções será entre 1.630 e 1.710 qui­ló­me­tros aci­ma das nuvens de Saturno.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta newe­lec­tro­nics de 8 de Agos­to e um livro sobre Trans­for­ma­das de Fourier.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.