Newsletter Nº118

Newsletter Nº118
News­let­ter Nº118

Faz hoje anos que nas­cia, em 1811, Elisha Otis. Este indus­tri­al nor­te-ame­ri­ca­no é o inven­tor de um dis­po­si­ti­vo de segu­ran­ça que impe­de que os ele­va­do­res cai­am se o cabo de ele­va­ção falhar. Esta inven­ção per­mi­tiu usar com segu­ran­ça ele­va­do­res em arra­nha-céus. O tra­vão que ele inven­tou usou tri­lhos de guia den­ta­dos no eixo do ele­va­dor e uma bar­ra de mola que agar­ra auto­ma­ti­ca­men­te no tri­lho den­ta­do da cabi­ne do ele­va­dor se o cabo falhar.
Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1851, Geor­ge Fran­cis Fitz­Ge­rald. Foi um pro­fes­sor irlan­dês de “filo­so­fia natu­ral e expe­ri­men­tal” (ou seja, físi­ca) no Tri­nity Col­le­ge, em Dublin, na Irlan­da, duran­te o últi­mo quar­to do sécu­lo XIX. Ele é conhe­ci­do pelo seu tra­ba­lho na teo­ria ele­tro­mag­né­ti­ca e pela con­trac­ção de Lorentz-Fitz­Ge­rald, que se tor­nou par­te inte­gran­te da Teo­ria Espe­ci­al da Rela­ti­vi­da­de de Eins­tein. A cra­te­ra de Fitz­Ge­rald no lado opos­to da Lua é nome­a­da em sua honra.
Por fim faz anos hoje que nas­cia, em 1907, Paul Eis­ler. Este inven­tor aus­tría­co nas­ci­do em Vie­na é res­pon­sá­vel pela inven­ção da pla­ca de cir­cui­to inte­gra­do. Em 1942, e pela pri­mei­ra vez era pro­du­zi­do um rádio usan­do uma pla­ca de cir­cui­to impres­so (PCB). Na épo­ca, era comum inter­li­gar todos os com­po­nen­tes elec­tró­ni­cos com fios sol­da­dos à mão, um méto­do de fabri­ca­ção que não se pres­ta para nenhum grau ele­va­do de auto­ma­ção. Pri­mei­ra­men­te apli­ca­dos em fusí­veis de pro­xi­mi­da­de para mís­seis anti­aé­re­os, as PCBs encon­tra­ram, pos­te­ri­or­men­te, uma apli­ca­ção qua­se uni­ver­sal em pro­du­tos elec­tró­ni­cos, pro­du­zin­do dis­po­si­ti­vos alta­men­te mini­a­tu­ri­za­dos que podem ser pro­du­zi­dos em massa.

Esta sema­na a BCMI, e empre­sa fun­da­da por Mas­si­mo Ban­zi, David Cuar­ti­el­les, David Mel­lis e Tom Igoe, co-fun­da­do­res da Ardui­no, anun­cia ter adqui­ri­do 100% da pro­pri­e­da­de da Ardui­no AG, a empre­sa pro­pri­e­tá­ria de todas as mar­cas Ardui­no. Tra­ta-se de um pas­so deci­si­vo para que o Ardui­no vol­te a encon­trar o seu cami­nho no open-sour­ce e jun­to da comu­ni­da­de maker.
Esta sema­na tam­bém a Dis­ney apre­sen­tou o Magic Ben­ch. Usan­do um mis­to de Rea­li­da­de Mis­tu­ra­da (MR) e Rea­li­da­de Aumen­ta­da (AR) cri­a­ram opor­tu­ni­da­des um pro­du­to que con­se­gue envol­ver os uti­li­za­do­res em expe­ri­ên­ci­as imer­si­vas, resul­tan­do numa inte­rac­ção natu­ral homem-máquina.
Esta sema­na tam­bém, o Hub­ble detec­tou um exo­pla­ne­ta com Atmos­fe­ra de Água cin­ti­lan­te. Os cien­tis­tas des­co­bri­ram a evi­dên­cia mais for­te até À data para uma estra­tos­fe­ra num pla­ne­ta fora do nos­so sis­te­ma Solar, ou exo­pla­ne­ta. A estra­tos­fe­ra é uma cama­da de atmos­fe­ra em que a tem­pe­ra­tu­ra aumen­ta com alti­tu­des mais elevadas.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como um mode­lo 3D que pode­rá ser útil. É apre­sen­ta­da revis­ta Revis­ta PROGRAMAR Nº 57 e a revis­ta newe­lec­tro­nics de 26 de Julho.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.