Newsletter Nº116

Newsletter Nº116
News­let­ter Nº116

Faz hoje anos que nas­cia, em 1836, Clif­ford All­butt. Este médi­co inglês ficou conhe­ci­do pela sua inven­ção do ter­mó­me­tro clinico.
Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1924, Robert D. Mau­rer. Este físi­co Nor­te-ame­ri­ca­no ficou conhe­ci­do pela inven­ção da fibra-opti­ca. Em 1970, Mau­rer e seus cole­gas Donald Keck e Peter C. Schultz pro­jec­ta­ram e pro­du­zi­ram a pri­mei­ra fibra com pou­cas per­das ópti­cas, o sufi­ci­en­te para uso em tele­co­mu­ni­ca­ções por um novo pro­ces­so de depo­si­ção de dió­xi­do de silí­cio dopa­do com titâ­nio num tubo de quart­zo usan­do a hidró­li­se de uma cha­ma com sin­te­ri­za­ção, fun­din­do o mate­ri­al para for­mar a fibra.
Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1947, Gerd Bin­nig. Este físi­co ale­mão ficou conhe­ci­do pela sua inven­ção do micros­có­pio de cor­ren­te de tune­la­men­to (STM).

Esta sema­na o Blu­e­to­oth Spe­ci­al Inte­rest Group (SIG) anun­ci­ou que a tec­no­lo­gia Blu­e­to­oth®, o padrão glo­bal para conec­ti­vi­da­de sem fio sim­ples e segu­ra, ago­ra supor­ta redes mesh. A nova capa­ci­da­de mesh per­mi­te comu­ni­ca­ções de dis­po­si­ti­vos mui­tos-para-mui­tos (m: m) e é oti­mi­za­da para cri­ar redes de dis­po­si­ti­vos em gran­de escala.
A Ada­fruit anun­ci­ou a dis­po­ni­bi­li­da­de da ver­são 1.0 do seu Cir­cuitPython. Tra­ta-se de uma ver­são deri­va­da de códi­go aber­to do MicroPython para uso em pla­cas de desen­vol­vi­men­to edu­ca­ci­o­nal como o ESP8266 ou o SAMD21.
A Intel aca­bou de lan­çar a Movi­dius Neu­ral Com­pu­te Stick com o objec­ti­vo de demo­cra­ti­zar o aces­so ao desen­vol­vi­men­to de apli­ca­ções Deep Lear­ning. Dese­nha­da para pro­gra­ma­do­res, cien­tis­tas e makers, o Movi­dius Neu­ral Com­pu­te Stick visa redu­zir as bar­rei­ras para o desen­vol­vi­men­to, ajus­te e implan­ta­ção de apli­ca­ções de IA, ofe­re­cen­do um pro­ces­sa­men­to dedi­ca­do de redes neu­ro­nais de alto desem­pe­nho num for­ma­to de pen USB.
Faz hoje exac­ta­men­te 48 anos que a 20 de Julho de 1969 a Apol­lo 11 ater­rou na Lua. Lan­ça­da a 16 de Julho a bor­do de um fogue­tão Saturn V a son­da espa­ci­al levou os três astro­nau­tas à super­fí­cie da Lua. Neil Arms­trong, pro­fe­riu a fra­se que ficou para a his­tó­ria, “… umm peque­no pas­so para o homem, um pas­so de gigan­te para a huma­ni­da­de. Acom­pa­nha­do por Buzz Aldrin e Micha­el Col­lins foram os pri­mei­ros homens a pou­sar na Lua. Vol­ta­ram à Ter­ra no dia 24. Esti­ma-se que cer­ca de 600 milhões de pes­so­as viram a ater­ra­gem “Live” na tele­vi­são. Esti­ma-se que o pro­gra­ma espa­ci­al Apol­lo cus­tou cer­ca de 25.4 mil milhões de dóla­res, cer­ca de 150 mil milhões em moe­da actual.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do tam­bém um livro inti­tu­la­do “The Sig­nal” que expli­ca sobre elec­tró­ni­ca analógica.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.