Newsletter Nº115

Newsletter Nº115
News­let­ter Nº115

Faz hoje anos que nas­cia, em 1944, Ernő Rubik. Este inven­tor hún­ga­ro ficou conhe­ci­do pela cri­a­ção de puzz­les mecâ­ni­cos dos quais se des­ta­ca o cubo de Rubik. Rubik obte­ve a paten­te hún­ga­ra HU170062 para seu “Cubo Mági­co” em 1975. O cubo de Rubik foi cha­ma­do de Cubo Mági­co (Bűvös koc­ka) na Hungria.
Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1879, Eugè­ne Freys­si­net. Nas­ci­do na Fran­ça, este enge­nhei­ro civil foi um dos pio­nei­ros na uti­li­za­ção e no desen­vol­vi­men­to de infra-estru­tu­ras fei­ta com recur­so a cimen­to pre-esfor­ça­do. Eugè­ne con­se­guiu um avan­ço sig­ni­fi­ca­ti­vo em estru­tu­ras de cober­tu­ra estrei­ta com o dese­nho de dois enor­mes e céle­bres han­ga­res no aero­por­to de Vil­le­neu­ve-Orly em 1923. O prin­cí­pio da for­ma ondu­la­da para a cober­tu­ra do cimen­to foi intro­du­zi­do para obter a rigi­dez neces­sá­ria para uma enver­ga­du­ra de 70 m. Em 1924, ele apli­cou o mes­mo prin­cí­pio de cober­tu­ras ondu­la­das para dois han­ga­res de aviões com uma enver­ga­du­ra de 55m em Vélizy — Villacoublay.
Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1826, Sta­nis­lao Can­niz­za­ro. Este quí­mi­co ita­li­a­no ficou conhe­ci­do a his­tó­ria pela reac­ção de Can­niz­za­ro e pelo sua influên­cia nas deli­be­ra­ções rela­ci­o­na­das com o peso ató­mi­co no con­gres­so de Karls­ruhe em 1860. A reac­ção de Can­niz­za­ro é uma reac­ção de auto-óxi­do-redu­ção fei­ta com aldeí­dos aos quais fal­ta um áto­mo de hidro­gé­nio liga­do ao car­bo­no na posi­ção alfa.
Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1779, Wil­li­am Hedley. Este enge­nhei­ro indus­tri­al inglês foi fun­da­men­tal na intro­du­ção de vári­as impor­tan­tes ino­va­ções no desen­vol­vi­men­to fer­ro­viá­rio ini­ci­al. Enquan­to tra­ba­lha­va na Wylam Col­li­ery, per­to de New­cas­tle, ele cons­truiu a pri­mei­ra loco­mo­ti­va a vapor prá­ti­ca que depen­dia sim­ples­men­te da ade­rên­cia de rodas de fer­ro a tri­lhos de ferro.
Por fim, tam­bém faz anos hoje que nas­cia, em 1765, Sime­on North. Este fabri­can­te de armas nor­te-ame­ri­ca­no ficou conhe­ci­do por desen­vol­ver umas das pri­mei­ras fre­sa­do­ras mecâ­ni­cas em 1818 e desem­pe­nhou um papel impor­tan­te no desen­vol­vi­men­to da fabri­ca­ção de peças intermutáveis.

Nes­ta sema­na que pas­sou a nave espa­ci­al Juno da NASA com­ple­tou o voo sobre a gran­de man­che ver­me­lha de Júpi­ter. Todos os ins­tru­men­tos cien­tí­fi­cos da Juno e o Juno­Cam da nave espa­ci­al esta­vam ope­ra­ci­o­nais duran­te o voo, reco­lhen­do dados que ago­ra estão a ser envi­a­dos para a Ter­ra. O pró­xi­mo voo pró­xi­mo de Juno em Júpi­ter ocor­re­rá a 1 de Setembro.
A Intel lan­çou a sua linha de pro­ces­sa­do­res esca­lá­veis Xeon. Estes novos pro­ces­sa­do­res são a nova base para Data­cen­ters segu­ros, ágeis e mul­ti-Cloud. Eles repre­sen­tam os mai­o­res avan­ços da pla­ta­for­ma nes­ta déca­da. Os pro­ces­sa­do­res ofe­re­cem um desem­pe­nho opti­mi­za­do de car­ga de tra­ba­lho excep­ci­o­nal e segu­ran­ça refor­ça­da por hardware.
A Audi apre­sen­tou o seu novo A8 que tor­na a mobi­li­da­de em magia. Usan­do tec­no­lo­gia da NVIDIA para trans­for­mar o trans­por­te. Lan­ça­do em Bar­ce­lo­na, este vei­cu­lo vem dota­do de um sis­te­ma de inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al que o per­mi­te con­du­zir em estra­das com den­si­da­de ele­va­da de veí­cu­los ofe­ren­do níveis de auto­no­mia sem precedentes.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como um mode­lo 3D que pode­rá ser útil. É apre­sen­ta­da tam­bém a revis­ta newe­lec­tro­nics de 11 de Julho 2017 assim como um ebo­ok que é uma com­pi­la­ção de todas as paten­tes de Niko­la Tesla.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.