Newsletter Nº114

Newsletter Nº114
News­let­ter Nº114

Faz hoje anos que nas­cia, em 1913, J. Car­son Mark. Este mate­má­ti­co cana­di­a­no ficou conhe­ci­do pelo seu papel no desen­vol­vi­men­to de armas nucle­a­res para os Esta­dos Uni­dos no Labo­ra­tó­rio de Los Ala­mos. Mark jun­tou-se ao Pro­je­to Manhat­tan em 1945 e con­ti­nu­ou a tra­ba­lhar em Los Ala­mos sob a lide­ran­ça de Nor­ris Brad­bury depois da Segun­da Guer­ra Mun­di­al. Ele lide­rou a Divi­são Teó­ri­ca no labo­ra­tó­rio de 1947 até 1973. Foi ele que super­vi­si­o­nou o desen­vol­vi­men­to de novas armas, incluin­do a bom­ba de hidro­gé­nio na déca­da de 1950.
Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1873, Sid­ney Brown. Este enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co inglês ficou conhe­ci­do pelos seus tra­ba­lhos pio­nei­ros no dese­nho do giros­có­pio, equi­pa­men­to de rádio e alti­fa­lan­tes. De entre as mais de 1000 paten­tes que regis­tou des­ta­ca-se o pri­mei­ro detec­tor de esta­do sóli­do para ser usa­do num apa­re­lho recep­tor a 3 de junho de 1904. Em 1911, ele fun­dou a SG Brown Com­pany, que se focou prin­ci­pal­men­te na con­cep­ção e fabri­ca­ção de pro­du­tos de nave­ga­ção e comu­ni­ca­ção para o setor marí­ti­mo mili­tar e comer­ci­al. A SG Brown tor­nou-se famo­sa, ao lon­go dos anos, por pro­du­tos de pilo­to-auto­má­ti­co e giros­có­pio alta­men­te pre­ci­sos e confiáveis.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­do o Linux 4.12. Linus Tor­valds mais uma vez, e após sete ver­sões can­di­da­tas fez o anun­cio. É uma ver­são que tem cer­ca de 24.2 milhões de linhas de códi­go. De entre as novi­da­des temos o supor­te no dri­ver AMDGPU para a famí­lia Vega des­tas GPUs. Tam­bém é intro­du­zi­do o supor­te ini­ci­al para a NVi­dia GTX 1000 Pas­cal. Foram tam­bém dis­po­ni­bi­li­za­dos dois novos “sche­du­lers” de I/O. O modo ato­mic da Intel está acti­vo por omis­são. Por fim as arqui­tec­tu­ras POWER 9 e POWER supor­tam ago­ra um ende­re­ça­men­to vir­tu­al de 512TB. Tam­bém foram fei­tos melho­ra­men­tos ao nível da ges­tão de ener­gia nos chips Gemi­ni Lake.
O lan­ça­men­to do fogue­tão Long March‑5 Y2, trans­por­tan­do o que a Chi­na apon­ta­va como sen­do o saté­li­te mais pesa­do do mun­do, falhou no domin­go, infor­mou a agên­cia de notí­ci­as ofi­ci­al Xinhua. Um fogue­tão des­te tipo deve­ria levar a últi­ma son­da lunar da Chi­na para a Lua este ano e retor­nar com amos­tras. Tra­ta-se de um gol­pe sério nas aspi­ra­ções espa­ci­ais chi­ne­sas. O pre­si­den­te Xi Jin­ping deu pri­o­ri­da­de ao avan­ço do pro­gra­ma espa­ci­al da Chi­na para for­ta­le­cer a segu­ran­ça e a defe­sa nacionais.
Esta sema­na tam­bém foi anun­ci­a­da a des­co­ber­ta por inves­ti­ga­do­res do CERN, usan­do o Lar­ge Hadron Col­li­der, de uma nova par­tí­cu­la. A des­co­ber­ta pode­rá ques­ti­o­nar a nos­sa com­pre­en­são de uma das qua­tro for­ças fun­da­men­tais que gover­nam o uni­ver­so. A par­tí­cu­la bap­ti­za­da de Xi cc apa­re­ceu duran­te uma frac­ção de segun­do no LHC. Tra­ta-se de um barião, uma par­tí­cu­la suba­tó­mi­ca com­pos­ta por outras mais peque­nas, os quarks. Os pro­tões e os neu­trões são exem­plos de bariões. A nova par­tí­cu­la des­co­ber­ta, que se supõe ter um papel na manei­ra como a maté­ria é com­pos­ta, tem dois quarks pesa­dos e um mais leve. Nor­mal­men­te, os bariões cos­tu­mam ter ape­nas um quark pesado.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. É apre­sen­ta­da tam­bém a revis­ta Elec­tro­ni­ca-Azi Inter­na­ti­o­nal no. 3 de Junho 2017.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.