Newsletter Nº110

Newsletter Nº110
News­let­ter Nº110

Faz hoje anos que nas­cia em 1955 Tim Ber­ners-Lee. Este enge­nhei­ro inglês é conhe­ci­do por ser o inven­tor da World Wide Web. Em 1989 ele fez uma pro­pos­ta para um sis­te­ma de ges­tão de infor­ma­ções e imple­men­tou a pri­mei­ra comu­ni­ca­ção bem-suce­di­da entre um cli­en­te e ser­vi­dor HTTP (Hyper­text Trans­fer Pro­to­col) via Inter­net em mea­dos de Novem­bro do mes­mo ano. É gra­ças a ele que hoje pode­mos cri­ar e con­sul­tar infor­ma­ção de for­ma ubí­qua e aber­ta na Internet.
Faz hoje tam­bém anos que nas­cia em 1936 Ken­neth G. Wil­son. Este físi­co teó­ri­co nor­te-ame­ri­ca­no fico conhe­ci­do como um pio­nei­ro na uti­li­za­ção de com­pu­ta­do­res para estu­dar físi­ca de par­tí­cu­las. Fez tra­ba­lhos sobre tran­si­ções de fase — ilu­mi­nan­do a essên­cia sub­til de fenó­me­nos como o der­re­ti­men­to do gelo e o mag­ne­tis­mo emergente.
Faz tam­bém anos que nas­cia Bernd T. Matthi­as. Este ale­mão natu­ra­li­za­do nor­te-ame­ri­ca­no tem os cré­di­tos das des­co­ber­tas de cen­te­nas de ele­men­tos e ligas com pro­pri­e­da­des super-condutoras.
Faz igual­men­te anos que nas­cia em 1916 Fran­cis Crick. Este bió­lo­go mole­cu­lar, bio­fí­si­co e neu­ro-cien­tis­ta bri­tâ­ni­co, é conhe­ci­do por ser um co-des­co­bri­dor da estru­tu­ra da molé­cu­la de DNA em 1953 com James Wat­son e Rosa­lind Franklin.
Nas­ci­do em 1832 Essex na Ingla­ter­ra, Char­les Tils­ton Bright foi o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co bri­tâ­ni­co que super­vi­si­o­nou a colo­ca­ção do pri­mei­ro cabo tele­grá­fi­co tran­sa­tlân­ti­co em 1858.
Por fim, faz tam­bém hoje anos que nas­cia Gio­van­ni Dome­ni­co Cas­si­ni. Este ita­li­a­no natu­ra­li­za­do fran­cês era um mate­má­ti­co, astró­no­mo, astró­lo­go e enge­nhei­ro. Cas­si­ni é conhe­ci­do pelo seu tra­ba­lho nos cam­pos de astro­no­mia e enge­nha­ria. Cas­si­ni des­co­briu qua­tro saté­li­tes do pla­ne­ta Satur­no e obser­vou a divi­são dos anéis de Satur­no; A Divi­são Cas­si­ni foi nome­a­da após ele. Gio­van­ni Dome­ni­co Cas­si­ni tam­bém foi o pri­mei­ro de sua famí­lia a come­çar a tra­ba­lhar no pro­je­to de cri­a­ção de um mapa topo­grá­fi­co da França.

Esta sema­na a Micro­soft lan­çou um con­jun­to de fer­ra­men­tas de códi­go aber­to para ace­le­rar o “Deep Lear­ning”. O Micro­soft Cog­ni­ti­ve Tool­kit 2.0 é um con­jun­to de fer­ra­men­tas com cen­te­nas de novas fun­ci­o­na­li­da­des para ace­la­rar o pro­ces­so de “Deep Lear­ning” e para garan­tir a inte­gra­ção per­fei­ta em todo o ecos­sis­te­ma de AI.
É noti­cia tam­bém esta sema­na a des­co­ber­ta de um pla­ne­ta que é mais quen­te que a mai­or par­te das estre­las. O pla­ne­ta de nome KELT-9b, está a ser vapo­ri­za­do pela pró­pria estre­la. Tem uma tem­pe­ra­tu­ra esti­ma­da de mais de 7.800 graus Fah­re­nheit (4.600 Kelvin).
A IBM em con­jun­to com a Sam­sung e com a GLOBALFOUNDRIES cri­a­ram um tran­sís­tor para a tec­no­lo­gia de 5nm. Os deta­lhes do pro­ces­so serão apre­sen­ta­dos na con­fe­rên­cia “2017 Sym­po­sia on VLSI Tech­no­logy and Cir­cuits” em Kyo­to, Japão.
E por fim é apre­sen­ta­do um estu­do para expli­car o “Wow!” — sinal vin­do do espa­ço em 1977. Uma equi­pa de inves­ti­ga­do­res do Cen­ter of Pla­ne­tary Sci­en­ce (CPS) final­men­te resol­veu o mis­té­rio do “Wow!” Sinal de 1977. Era uma come­ta, segun­do eles, um que era des­co­nhe­ci­do no momen­to da des­co­ber­ta do sinal. O inves­ti­ga­dor prin­ci­pal, Anto­nio Paris, des­cre­ve sua teo­ria e como a equi­pa pro­vou isso num arti­go publi­ca­do no Jour­nal of the Washing­ton Aca­demy of Sciences.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como um mode­lo 3D que pode­rá ser útil. São apre­sen­ta­dos dois livros, o pri­mei­ro sobre dese­nho e imple­men­ta­ção de Any­ker­nel e de Ker­nels Rump e o segun­do sobre TCP/IP.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.