Newsletter Nº107

Newsletter Nº107
News­let­ter Nº107

Faz hoje anos que nas­cia em 1850 Oli­ver Hea­vi­si­de. Este enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co inglês foi res­pon­sá­vel pela adap­ta­ção dos núme­ros com­ple­xos ao estu­do dos cir­cui­tos eléc­tri­cos. Foi res­pon­sá­vel pela inven­ção de méto­dos mate­má­ti­cos para a reso­lu­ção de equa­ções dife­ren­ci­ais, refor­mu­lou as equa­ções de Maxwell em ter­mos eléc­tri­cos, de for­ças mag­né­ti­cas e flu­xo de ener­gia, para alem de ter for­mu­la­do a ana­li­se vec­to­ri­al. Foi ele que inven­tou e paten­te­ou inú­me­ras inven­ções no cam­po das tele­co­mu­ni­ca­ções, como o cabo coa­xi­al. Ficou conhe­ci­do por uma expres­são que usou “Devo recu­sar o meu jan­tar por­que não com­pre­en­do com­ple­ta­men­te o pro­ces­so digestivo?”.
Faz tam­bém anos hoje que nas­cia em 1711 Roger Joseph Bos­co­vi­ch. Este cro­a­ta de mui­tos talen­tos ficou conhe­ci­do para a his­tó­ria por ter pro­du­zi­do o per­cur­sor da teo­ria ató­mi­ca e por ter fei­to mui­tas con­tri­bui­ções para a astro­no­mia, incluin­do o pri­mei­ro pro­ce­di­men­to geo­mé­tri­co para deter­mi­nar o equa­dor de um pla­ne­ta gira­tó­rio a par­tir de três obser­va­ções de uma carac­te­rís­ti­ca de super­fí­cie e para cal­cu­lar a órbi­ta de um pla­ne­ta a par­tir de três obser­va­ções da sua posi­ção. Em 1753, ele tam­bém des­co­briu que a Lua não tem atmosfera.

Esta sema­na a Spa­ceX lan­çou com suces­so um fogue­tão trans­por­tan­do um saté­li­te de comu­ni­ca­ções de gran­des dimen­sões. O saté­li­te da rede Inmar­sat pesa cer­ca de 6 tone­la­das e esta­va aco­pla­do ao fogue­tão Fal­con 9. A HPE apre­sen­tou um com­pu­ta­dor que foi dese­nha­do para a era da Big Data. Este pas­so é o ulti­mo “miles­to­ne” do pro­je­to de pes­qui­sa “A Maqui­na”. O pro­tó­ti­po apre­sen­ta­do esta sema­na tem 160 teraby­tes de memó­ria, capa­ci­da­de idên­ti­ca a ter simul­ta­ne­a­men­te em memó­ria todos os dados con­ti­dos em cer­ca de 160 milhões de livros. Esta sema­na no even­to Goo­gle I/O foi apre­sen­ta­do pela Goo­gle a segun­da gera­ção de TPUs — Ten­sor Pro­ces­sing Units. Estas uni­da­des de pro­ces­sa­men­to per­mi­tem melho­rar mui­to sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te uma vas­ta gama de car­gas de tra­ba­lho de Mchi­ne Lear­ning, incluin­do o trei­no e a infe­rên­cia. Tec­no­lo­gi­as como o Goo­gle Trans­la­te, Sear­ch ou o Pho­tos irão bene­fi­ci­ar des­tas tec­no­lo­gi­as na melho­ria dos resul­ta­dos das mes­mas. Ain­da na con­fe­rên­cia da Goo­gle, o seu CEO — Sun­dar Pichai — numa das apre­sen­ta­ções deu uma cla­ra indi­ca­ção que a com­pa­nhia está empe­nha­da em colo­car a Inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al a tra­ba­lhar para todos.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.