Newsletter Nº106

Newsletter Nº106
News­let­ter Nº106

Faz hoje anos que nas­cia em 1930 Eds­ger W. Dijks­tra. Este inves­ti­ga­dor Holan­dês for­mou-se em físi­ca teó­ri­ca, ten­do, no entan­to, os seus con­tri­bu­tos fica­do na his­to­ria pelos seus algo­rit­mos no cam­po da infor­má­ti­ca. O famo­so algo­rit­mo de Dijks­tra — algo­rit­mo para encon­trar o cami­nho mais cur­to entre dois pon­tos. Foram igual­men­te mui­to impor­tan­tes os seus con­tri­bu­tos para o desen­vol­vi­men­to de algo­rit­mos de gra­fos, con­cor­rên­cia e dis­tri­buí­dos. Con­jun­ta­men­te com o seu cole­ga Jaap Zon­ne­veld desen­vol­ve­ram a lin­gua­gem de pro­gra­ma­ção ALGOL 60. Tra­ta-se de uma lin­gua­gem de pro­gra­ma­ção que intro­du­ziu novos con­cei­tos que pos­te­ri­or­men­te foram usa­dos em lin­gua­gem mais moder­nas como o Pas­cal ou o C.
Tam­bém faz hoje anos que nas­cia em 1918 Richard Feyn­man. Este fisi­co teo­ri­co nor­te-ame­ri­ca­no ficou conhe­ci­do pelo seu tra­ba­lho na for­mu­la­ção inte­gral do cami­nho da mecâ­ni­ca quân­ti­ca, a teo­ria da elec­tro­di­nâ­mi­ca quân­ti­ca e a físi­ca da super-flui­dez do hélio líqui­do super-arre­fe­ci­do, bem como na físi­ca de par­tí­cu­las para a qual propôs o mode­lo de “par­ton”. Ficou tam­bém conhe­ci­do por ter par­ti­ci­pa­do no Pro­je­to Manhattan.
Faz hoje anos, tam­bém Robert Jar­vik. Este cien­tis­ta nor­te-ame­ri­ca­no, nas­ci­do em 1946 ficou conhe­ci­do por ter desen­vol­vi­do o pri­mei­ro cora­ção arti­fi­ci­al — o Jarvik‑7.
Faz tam­bém anos hoje, The­o­do­re von Kár­mán. Este enge­nhei­ro aero­es­pa­ci­al nas­ci­do na Hun­gria em 1881 ficou conhe­ci­do pelos seus tra­ba­lhos na área da aero­náu­ti­ca e é res­pon­sá­vel por mui­tos avan­ços cha­ve na aero­di­nâ­mi­ca, nome­a­da­men­te o seu tra­ba­lho sobre a carac­te­ri­za­ção do flu­xo aéreo super­só­ni­co e hiper­só­ni­co. Teve um papel pre­pon­de­ran­te no desen­vol­vi­men­to do avião Bell X‑1. Conhe­ci­do por ter sido o pri­mei­ro avião/veiculo pilo­ta­do a ultra­pas­sar a velo­ci­da­de do som em 1947. Este foi pilo­ta­do pelo Chuck Yeager.

Esta sema­na ficá­mos a saber que a Tes­la vai final­men­te comer­ci­a­li­zar o seu sis­te­ma de telha­dos sola­res. Tra­ta-se de um sis­te­ma em que são as pró­pri­as telhas que são pai­néis sola­res. A NVi­dia apre­sen­tou a pla­ta­for­ma de GPU VOLTA. Tra­ta-se de um sis­te­ma de alto desem­pe­nho que tra­rá uma extra­or­di­ná­ria velo­ci­da­de e esca­la­bi­li­da­de para infe­rên­cia e trei­no de IA, bem como para ace­le­rar HPC e car­gas de tra­ba­lho de gráficos.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. É apre­sen­ta­do tam­bém um livro sobre o dese­nho de pla­cas de cir­cui­to impres­so e a revis­ta newe­lec­tro­nics de 9 de Maio.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.