Newsletter Nº104

Newsletter Nº104
News­let­ter Nº104

Faz hoje anos que nas­cia em 1896 Wal­la­ce Carothers. Este quí­mi­co Nor­te-Ame­ri­ca­no ficou conhe­ci­do pela sua inven­ção do neo­pre­no e do nylon. Faz tam­bém anos Samu­el Mor­se. Este Nor­te-Ame­ri­ca­no, nas­ci­do em 1791 no esta­do do Mas­sa­chu­setts ficou conhe­ci­do pela inven­ção do sis­te­ma de codi­fi­ca­ção Mor­se. O códi­go Mor­se foi desen­vol­vi­do de modo a que os ope­ra­do­res pudes­sem tra­du­zir as inden­ta­ções mar­ca­das na fita de papel em men­sa­gens de tex­to. No seu códi­go mais anti­go, Mor­se tinha pla­ne­a­do trans­mi­tir ape­nas núme­ros e usar um livro de códi­gos para pro­cu­rar cada pala­vra de acor­do com o núme­ro que tinha sido envi­a­do. Entre­tan­to, o códi­go foi expan­di­do pos­te­ri­or­men­te por Alfred Vail em 1840 para incluir letras e carac­te­res espe­ci­ais, assim que pode­ria ser usa­do mais geralmente.

Esta sema­na ficá­mos a conhe­cer o pro­jec­to apoi­a­do pelo fun­da­dor da Goo­gle — Lar­ry Page — o Kitty. Tra­ta-se de um vei­cu­lo voa­dor movi­do a ener­gia eléctrica.
A Chi­na está em con­ver­sa­ções com a agên­cia espa­ci­al euro­peia para a cri­a­ção de um pos­to Lunar.
Esta sema­na tam­bém ficá­mos a conhe­cer o novo sis­te­ma de pneus sem ar da Brid­ges­to­ne que irá equi­par bici­cle­tas a par­tir de 2019.
Hoje tam­bém é noti­cia a son­da Cas­si­ni que está nas orbi­tas finais a vol­ta de Satur­no e con­ti­nua a envi­ar infor­ma­ção e ima­gens mui­to inte­res­san­tes des­te pla­ne­ta e dos seus anéis.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como um mode­lo 3D que pode­rá ser útil.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.