Newsletter Nº101

Newsletter Nº101
News­let­ter Nº101

Faz hoje anos que nas­cia em 1913 Otto Sch­mitt. Este inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no ficou conhe­ci­do pelas suas con­tri­bui­ções no cam­po da bio­fí­si­ca e pela cri­a­ção do cam­po da enge­nha­ria bio­mé­di­ca. A ele são atri­buí­das as inven­ções do “Sch­mitt trig­ger”, do ampli­fi­ca­dor dife­ren­ci­al entre outros. Faz tam­bém anos que nas­cia em 1890 André-Louis Dan­jon. Este astró­no­mo fran­cês ficou conhe­ci­do por ter cri­a­do um méto­do para medir o fenó­me­no da luz ciné­rea, que tor­na apa­ren­te­men­te cla­ra a par­te da Lua que está obs­cu­re­ci­da por estar a ser ilu­mi­na­da pela luz refle­ti­da na super­fí­cie da Ter­ra. O seu méto­do uti­li­za­va um teles­có­pio e um pris­ma para obter a pro­je­ção de duas ima­gens idên­ti­cas lado a lado. Atra­vés da regu­la­ção de um dia­frag­ma era pos­sí­vel quan­ti­fi­car o bri­lho da luz cinérea.

Esta sema­na a Spa­ceX con­se­guiu lan­çar uma nave espa­ci­al com um fogue­te usa­do numa mis­são ante­ri­or. E fê-lo com suces­so!. Este pas­so é deter­mi­nan­te para redu­zir os cus­tos asso­ci­a­dos a estas via­gens. Ficá­mos igual­men­te a saber atra­vés da NASA que a son­da Cas­si­ni, em orbi­ta de Satur­no des­de 2004, se pre­pa­ra para fazer a sua der­ra­dei­ra via­gem, a par­tir de 26 de Abril, pre­ci­pi­tan­do-se numa serie de que­das atra­vés da aber­tu­ra exis­ten­te entre Satur­no e os seus anéis (com 2400 KM) como par­te des­te final da sua missão.
Ficá­mos igual­men­te a saber que a Micro­soft irá fechar a sua pla­ta­for­ma de par­ti­lha de códi­go Codeplex. 

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. São apre­sen­ta­dos os livros “Insi­de Micro­soft Azu­re IaaS” e “Paral­lel Algorithms”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.