Newsletter Nº100

Newsletter Nº100
News­let­ter Nº100

E pas­sa­ram-se 100 sema­nas, foi em maio de 2015 que apa­re­ceu o pri­mei­ro núme­ro da News­let­ter. Ao lon­go des­tes qua­se 2 anos foram apre­sen­ta­dos mais de 2500 pro­jec­tos, cer­ca de 1000 notí­ci­as, mais de 250 ebooks/revistas e cer­ca e 300 mode­los 3D para imprimir.
Vamos con­ti­nu­ar a tra­zer o que os Inter­nau­tas fazem aí pelo mundo.
Foram fei­tas algu­mas alte­ra­ções para melho­rar a lei­tu­ra da News­let­ter. Espe­re­mos que gostem.

No capi­tu­lo dos ani­ver­sá­ri­os, faz hoje anos que nas­cia Robert Bun­sen. A este quí­mi­co ale­mão deve-se a des­co­ber­ta do césio e do rubí­dio em con­jun­to com o físi­co Gus­tav Kir­chhoff. Foi res­pon­sá­vel pelo desen­vol­vi­men­to de vári­os méto­dos de aná­li­se de gás, foi pio­nei­ro em fotoquí­mi­ca, e fez o tra­ba­lho ini­ci­al no cam­po da quí­mi­ca orga­no­ar­se­ni­ca. Con­jun­ta­men­te com o seu assis­ten­te desen­vol­veu o famo­so Bico de Bun­sen que pro­duz uma úni­ca cha­ma de gás aber­ta, que é usa­da para aque­ci­men­to, este­ri­li­za­ção ou com­bus­tão. Faz tam­bém anos que nas­cia em 1862 Leo­nard James Rogers. Este mate­má­ti­co inglês foi o pri­mei­ro a des­co­brir a iden­ti­da­de Rogers-Rama­nu­jan e a desi­gual­da­de de Höl­der, e que intro­du­ziu poli­nó­mi­os de Rogers. Os poli­nó­mi­os de Rogers-Szegő foram nome­a­dos após ele.

Nas notí­ci­as da sema­na a Goo­gle resol­veu cen­tra­li­zar todas as suas con­tri­bui­ções para o Open Sour­ce num local úni­co. Este site con­tém infor­ma­ção de como usar, dis­tri­bui e apoia o open sour­ce. Este novo site mos­tra a ampli­tu­de e pro­fun­di­da­de do apoio da goo­gle no códi­go aber­to. Irá con­ter: pro­gra­mas, orga­ni­za­ções que são apoi­a­das e uma lis­ta abran­gen­te de pro­je­tos de códi­go aber­to que foram lan­ça­dos pela Goo­gle. Mas tam­bém con­tém algo mui­to inte­res­san­te: um olhar sob o capot em como “fazer” códi­go aberto.
Um homem para­li­sa­do pen­sou em mover o bra­ço e, con­se­guiu fazê-lo. Uma tec­no­lo­gia desen­vol­vi­da nos Esta­dos Uni­dos per­mi­tiu que este homem usan­do sinais do cére­bro con­se­guis­se usar o bra­ço e a mão.
A Domi­no’s Piz­za vai come­çar a usar robots para entre­gar piz­zas na Ale­ma­nha e na Holan­da. Estes veí­cu­los moto­ri­za­dos irão come­çar por entre­gar piz­zas a cli­en­tes que se encon­trem até um qui­ló­me­tro de dis­tân­cia da loja.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI 56 de Abril de 2017. Saiu tam­bém a revis­ta newe­lec­tro­nics de 28 de Março.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.