Newsletter Nº99

Newsletter Nº99
News­let­ter Nº99

Faz hoje anos que nas­cia em 1749 Pier­re-Simon Lapla­ce. A este estu­di­o­so fran­cês são atri­buí­dos diver­sos avan­ços nas áre­as da mate­má­ti­ca, esta­tís­ti­ca, físi­ca e astro­no­mia. O seu tra­ba­lho per­mi­tiu que o estu­do geo­mé­tri­co da mecâ­ni­ca clás­si­ca pas­sas­se a ser base­a­do no cál­cu­lo, cri­an­do as bases para uma gama mais ampla de pro­ble­mas. Na esta­tís­ti­ca, a inter­pre­ta­ção baye­si­a­na da pro­ba­bi­li­da­de foi desen­vol­vi­da prin­ci­pal­men­te por Lapla­ce. Lapla­ce for­mu­lou a equa­ção de Lapla­ce e foi pio­nei­ro na trans­for­ma­da de Lapla­ce que apa­re­ce asso­ci­a­da a mui­tos ramos da físi­ca mate­má­ti­ca, um cam­po onde ele assu­miu um papel de lide­ran­ça na for­ma­ção. O ope­ra­dor dife­ren­ci­al lapla­ci­a­no, ampla­men­te uti­li­za­do em mate­má­ti­ca, tam­bém é nome­a­do após ele. Ele rea­fir­mou e desen­vol­veu a hipó­te­se nebu­lar da ori­gem do Sis­te­ma Solar e foi um dos pri­mei­ros cien­tis­tas a pos­tu­lar a exis­tên­cia de bura­cos negros e a noção de colap­so gravitacional.
Faz hoje anos tam­bém que nas­cia Edward Nor­ton Lorenz. Este mate­má­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no nas­ci­do em 1917 ficou conhe­ci­do pela teo­ria dos caos que enun­ci­ou rela­ci­o­na­da com fenó­me­nos atmos­fé­ri­cos. Nes­ta inclui-se o efei­to bor­bo­le­ta onde peque­nas cau­sas podem ter gran­des efei­tos. Ini­ci­al­men­te, foi usa­do com a pre­vi­são do tem­po, mas mais tar­de o ter­mo se tor­nou uma metá­fo­ra usa­da den­tro e fora da ciên­cia. É a este mate­má­ti­co tam­bém atri­buí­do o atra­tor de Lorenz. Tra­ta-se de um sis­te­ma de equa­ções dife­ren­ci­ais ordi­ná­ri­as estu­da­do pela pri­mei­ra vez por este mate­má­ti­co. É notá­vel por ter solu­ções caó­ti­cas para cer­tos valo­res de parâ­me­tros e con­di­ções ini­ci­ais. Em par­ti­cu­lar, o atra­tor Lorenz é um con­jun­to de solu­ções caó­ti­cas do sis­te­ma Lorenz que, quan­do dese­nha­das, se asse­me­lham a uma bor­bo­le­ta ou figu­ra oito.

Esta sema­na ficá­mos a saber que a NASA está a cri­ar uma Inter­net espa­ci­al. Tra­ta-se de um sis­te­ma de comu­ni­ca­ções usan­do laser e que tem o poten­ci­al para revo­lu­ci­o­nar as comu­ni­ca­ções espaciais.
Ficá­mos igual­men­te a sabe que uma equi­pa de cien­tis­tas con­se­guiu bater o recor­de de efi­ci­ên­cia de cap­ta­ção de ener­gia solar. A Kane­ka Cor­po­ra­ti­on desen­vol­veu um pai­nel solar de silí­cio cris­ta­li­no de alta efi­ci­ên­cia de con­ver­são. Con­se­gui­ram esta­be­le­cer o recor­de de 26.33% num pai­nel solar de silí­cio cris­ta­li­no com um tama­nho prá­ti­co (180 cm²).
Por fim, o teles­co­pio Hub­ble detec­ta bura­co negro super­mas­si­vo a gran­de dis­tân­cia do cen­tro galác­ti­co. O bura­co negro foi ‘empur­ra­do’ para fora do cen­tro da galá­xia 3C186, loca­li­za­da a uma dis­tân­cia apro­xi­ma­da de oito mil milhões de anos-luz da Ter­ra, pro­va­vel­men­te devi­do à ener­gia exer­ci­da pela radi­a­ção gra­vi­ta­ci­o­nal. As ima­gens da galá­xia cap­ta­das pelo teles­có­pio espa­ci­al Hub­ble, ope­ra­do pela ESA, reve­lam um qua­sar bri­lhan­te, a assi­na­tu­ra da ener­gia de um bura­co negro acti­vo, situ­a­do lon­ge do núcleo da galáxia.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. É apre­sen­ta­do tam­bém cin­co livros, todos eles da Usbor­ne sobre diver­sos temas rela­ci­o­na­dos com programação.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.