Newsletter Nº95

Newsletter Nº95
News­let­ter Nº95

Faz hoje anos que nas­cia, em 1951, Shi­ge­fu­mi Mori. Este mate­má­ti­co japo­nês é conhe­ci­do pelos seus tra­ba­lhos na geo­me­tria algé­bri­ca. Ele gene­ra­li­zou a abor­da­gem clás­si­ca para a clas­si­fi­ca­ção de super­fí­ci­es algé­bri­cas para a clas­si­fi­ca­ção de três duplas algé­bri­cas. A abor­da­gem clás­si­ca uti­li­zou o con­cei­to de mode­los míni­mos de super­fí­ci­es algé­bri­cas. Foi ele que des­co­briu que o con­cei­to de mode­los míni­mos tam­bém pode ser apli­ca­do a três duplas se per­mi­ti­mos algu­mas sin­gu­la­ri­da­des nelas.
Esta sema­na a Spa­ceX lan­çou o seu fogue­tão da pla­ta­for­ma onde a NASA lan­çou os fogue­tões das mis­sões Apol­lo e foi um sucesso.
Foi lan­ça­do esta sema­na o Ker­nel do Linux 4.10. Este apre­sen­ta novi­da­des no supor­te de GPU vir­tu­ais, um novo sis­te­ma de ana­li­se de cache em sis­te­mas NUMA, melho­ri­as no sis­te­ma de wri­te­back, um novo sis­te­ma híbri­do de poo­ling para sis­te­mas ARM e supor­te para o novo sis­te­ma de caching da Intel — Cache Allo­ca­ti­on Tech­no­logy, entre outras melhorias.
O teles­có­pio Spit­zer da NASA mos­trou que exis­te um sis­te­ma de sete pla­ne­tas à vol­ta de uma estre­la dos quais três têm con­di­ções viá­veis para a habi­ta­bi­li­da­de. Pro­va­vel­men­te todos os pla­ne­tas têm agua em esta­do liqui­do. Este é um novo recor­de no nume­ro de pla­ne­tas viá­veis a vol­ta de uma estrela.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como um mode­lo 3D que pode­rá ser útil. 

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.