Newsletter Nº93

Newsletter Nº93
News­let­ter Nº93

Faz hoje anos que nas­cia Wilhelm May­ba­ch. Este indus­tri­al ale­mão nas­ceu a 1846 em Würt­tem­berg. Jun­ta­men­te com Got­tli­eb Daim­ler cri­a­ram em 1885, o pri­mei­ro car­bu­ra­dor que mis­tu­ra­va gaso­li­na eva­po­ra­da com ar para per­mi­tir o seu uso efi­ci­en­te como combustível.

Esta sema­na ficá­mos a saber que uma equi­pa de cien­tis­tas da NASA desen­vol­veu um chip capaz de fun­ci­o­nar na super­fí­cie de Vénus. Este desen­vol­vi­men­to vem per­mi­tir que no futu­ro se pos­sam fazer mis­sões para explo­ra­ção da super­fí­cie des­te pla­ne­ta nos­so vizi­nho. A Intel vai gas­tar cer­ca de 7 mil milhões de dóla­res na cons­tru­ção de uma fábri­ca de semi­con­du­to­res. Esta deve­rá estar pron­ta den­tro de 3 ou 4 anos e esta­rá pre­pa­ra­da para a fabri­ca­ção de chip de 7 nm. A Intel apre­sen­tou uma bibli­o­te­ca open sour­ce para Deep Lear­ning. Desig­na­da por Big­DL esta bibli­o­te­ca foi dese­nha­da para fun­ci­o­nar na Fra­mework de com­pu­ta­ção em clus­ter Apa­che Spark.

Esta sema­na tam­bém come­ça­ram a sur­gir rela­tó­ri­os de um nume­ro anor­mal­men­te alto de falhas de equi­pa­men­to com o pro­ces­sa­dor Atom C2000 da Intel. A Intel, na revi­são da sua docu­men­ta­ção da famí­lia de chips, indi­cou que estes têm um pro­ble­ma com o reló­gio. Esta é uma falha catas­tró­fi­ca que pode inu­ti­li­zar com­ple­ta­men­te o equi­pa­men­to. Tra­ta-se de um pro­ble­ma em que a solu­ção pas­sa pela subs­ti­tui­ção do hardware.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. É apre­sen­ta­do tam­bém um livro sobre Fun­da­men­tos de Bases de Dados.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.