Newsletter nº91

Newsletter Nº91
News­let­ter Nº91

Faz hoje anos que nas­cia a 1911, Poly­karp Kus­ch. Este físi­co Ger­ma­no-Ame­ri­ca­no, foi res­pon­sá­vel pela deter­mi­na­ção de que do momen­to mag­né­ti­co do elec­trão é mai­or que o seu valor teó­ri­co, levan­do assim a ino­va­ções no cam­po da elec­tro­di­nâ­mi­ca quântica.
Esta sema­na foi apre­sen­ta­do um con­cor­ren­te do Rasp­ber­ry Pi — o Asus Tin­ker Board. Tra­ta-se de uma pla­ca mui­to seme­lhan­te em ter­mos de for­ma­to com o Rasp­ber­ry Pi, sen­do que tem um Arm Cor­tex A17 com 4 cores a cor­rer a 1.8GHz, ARM Mali-T764 GPU, e 2GB de memó­ria DDR3. Esta gera­ção de ARM ape­nas cor­re ins­tru­ções de 32 bits ao con­tra­rio do Rasp­ber­ry Pi 3, no entan­to a GPU é supe­ri­or à do Rasp­ber­ry PI. Tem tam­bém inter­fa­ce Ether­net a Giga­bit e Wifi com pos­si­bi­li­da­de de liga­ção de ante­nas exteriores.
A Sam­sung final­men­te apre­sen­tou os resul­ta­dos de um estu­do que efec­tu­ou para deter­mi­nar qual o pro­ble­ma que leva­va a que os Galaxy Note7 se incen­di­as­sem e que levou a que tives­se que fazer uma reco­lha mas­si­va dos equi­pa­men­tos com pre­juí­zos de lar­gos milho­es de euros. As con­clu­sões apon­tam para defi­ci­en­ci­as na cons­tru­ção e iso­la­men­to das bate­ri­as que equi­pa­vam estes equipamentos.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. É apre­sen­ta­do tam­bém um livro sobre ges­tão do ciclo de vida de apli­ca­ções em con­ten­to­res Doc­ker com fer­ra­men­tas Micro­soft. Saiu a revis­ta Mag­PI 54.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.