Newsletter Nº79

Newsletter Nº79
News­let­ter Nº79

A 3 de Novem­bro de 1957 a URSS lan­ça­va o Sput­nik 2 e a bor­do do mes­mo ia a cade­la Lai­ka. Tra­tou-se da pri­mei­ra nave a ser lan­ça­da no espa­ço com um ser vivo. Tinha 4 metros de altu­ra, a base tinha 2 metros de diâ­me­tro e pesa­va cer­ca de 500 kg. Este­ve no espa­ço cer­ca de 162 dias. Nas noti­ci­as da sema­na foi lan­ça­do em open sour­ce um novo sis­te­ma ope­ra­ti­vo cons­truí­do de raíz desig­na­do por Mino­ca OS. É um sis­te­ma ope­ra­ti­vo com uma inter­fa­ce tipo POSIX e cor­re atu­al­men­te nas arqui­tec­tu­ras x86 e ARM. A Chi­na come­çou a cons­truir o seu pri­mei­ro super-com­pu­ta­dor exas­ca­le. Com capa­ci­da­de de ope­rar a 1000 Peta­flops terá 10 vezes a capa­ci­da­de do actu­al deten­tor do titu­lo do super-com­pu­ta­dor mais rápi­do — o Sunway Taihu­Light. Ficá­mos tam­bém a saber que uma com­pa­nhia ingle­sa está a desen­vol­ver um vei­cu­lo des­ti­na­do ao trans­por­te de mer­ca­do­ri­as que é fei­to com mate­ri­ais com­pó­si­tos que redu­zem sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te o peso do vei­cu­lo cuja pro­pul­são é fei­ta com moto­res eléc­tri­cos. A com­pa­nhia que está por detrás des­te fabri­co é a Char­ge. A Lat­ti­ce Semi­con­duc­tors vai ser adqui­ri­da pela Canyon Brid­ge Capi­tal Part­ners, Inc.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.