Newsletter Nº77

Newsletter Nº77
News­let­ter Nº77

Faz pre­ci­sa­men­te hoje 12 anos que foi lan­ça­da a pri­mei­ra ver­são do Ubun­tu. Desig­na­da por Ubun­tu 4.10 (Warty Warthog), foi anun­ci­a­da pela Cano­ni­cal e pelo fun­da­dor do Ubun­tu Mark Shut­tleworth. Faz hoje tam­bém anos que nas­ceu James Chadwick. É atri­buí­da a este físi­co Inglês a des­co­ber­ta em 1932 do neu­trão. Ficou igual­men­te conhe­ci­do pelo seu con­tri­bu­to como res­pon­sá­vel pela equi­pa Ingle­sa que tra­ba­lhou no pro­jec­to Manhat­tan duran­te a Segun­da Guer­ra Mundial.
Nas noti­ci­as da sema­na ficá­mos a saber que os car­ros Tes­la que saí­rem da fábri­ca a par­tir de hoje irão incor­po­rar todo o hard­ware para o fun­ci­o­na­men­to do sis­te­ma de con­du­ção autó­no­ma. Ficá­mos tam­bém a saber, atra­vés da fun­da­ção recen­te­men­te cri­a­da, que o mini com­pu­ta­dor Micro­Bit irá ser ven­di­do em todo o mun­do. Este mini-com­pu­ta­dor foi dis­tri­buí­do por todas as esco­las ingle­sas para os alu­nos de 11 e 12 anos para os moti­var para a pro­gra­ma­ção. Ficá­mos hoje a saber que a son­da Schi­a­pa­rel­li teve pro­ble­mas na ater­ra­gem em Mar­te por­que os pro­pul­so­res des­ti­na­dos a retar­dar a des­ci­da fun­ci­o­na­ram menos tem­po do que o neces­sá­rio. As notí­ci­as não são famo­sas e os res­pon­sá­veis das agên­ci­as envol­vi­das ain­da não con­se­gui­ram con­tac­tar a son­da depois des­te acon­te­ci­men­to. A Sam­sung vai lan­çar Chips de memó­ria de 8GB LPDDR4 DRAM. A NEC anun­ci­ou uma cola­bo­ra­ção com a Fun­da­ção Rasp­ber­ry Pi para inte­grar nas suas TV o Rasp­ber­ry PI com­pu­ting modu­le. O Pri­mei­ro Vídeo Jogo foi fei­to à 58 anos — tra­ta­va-se de um jogo de Ténis para duas pes­so­as que usa­va um écran de um osci­los­có­pio analógico. 

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. Na rubri­ca “Docu­men­ta­ção” apre­sen­ta­mos um livro sobre “Data Sci­en­ce” com Micro­soft SQL Ser­ver 2016 e a Mag­PI edi­ção espe­ci­al de edu­ca­ção nº2.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.