Newsletter Nº74

Newsletter Nº74
News­let­ter Nº74

No dia de hoje come­mo­ra-se a data de nas­ci­men­to de Enri­co Fer­mi. Este físi­co ita­li­a­no ficou conhe­ci­do por ter cri­a­do o pri­mei­ro reac­tor nucle­ar — o Chi­ca­go Pile‑1. Ficou conhe­ci­do como o arqui­tec­to da era nucle­ar e da bom­ba nucle­ar. Tam­bém hoje come­mo­ra-se a data de nas­ci­men­to de Lász­ló Bíró. Este inven­tor ficou conhe­ci­do pela inven­ção da cane­ta esfe­ro­grá­fi­ca em 1888.
Nas noti­ci­as des­ta sema­na a NVi­dia apre­sen­tou a sua pla­ta­for­ma Xavi­er — um super-com­pu­ta­dor com carac­te­rís­ti­cas de Inte­li­gên­cia Arti­fi­ci­al para ser usa­do em veí­cu­los de con­du­ção autó­no­ma. O pro­ces­sa­dor tem capa­ci­da­de de exe­cu­tar 20 TOPS (20 milha­res de milhão ope­ra­ções por segun­do) con­su­min­do ape­nas 20 watts de ener­gia. O Elon Musk apre­sen­tou os seus pla­nos para colo­car o Homem em Mar­te. O pla­no ambi­ci­o­so cus­ta­rá cer­ca de 500 mil dóla­res por pes­soa com cer­ca de 100 pes­so­as por via­gem. A via­gem ini­ci­al está pla­ne­a­da para 2024. A Pana­so­nic desen­vol­veu uma bate­ria de iões de lítio que é fle­xí­vel e dobrá­vel. Com uma espes­su­ra de cer­ca de 0.55mm é des­ti­na­da para apli­ca­ções em dis­po­si­ti­vos uti­li­zá­veis ou em for­ma­to de car­tão. Estão a ser colo­ca­dos os reto­ques finais no mai­or radio teles­có­pio do mun­do. Loca­li­za­do na Chi­na tra­ta-se de um equi­pa­men­to com 500 metros de diâ­me­tro. Tem mais 200 metros de diâ­me­tro do conhe­ci­do radio Teles­có­pio de Are­ci­bo em Por­to Rico. Desen­vol­vi­da pela fun­da­ção Rasp­ber­ry Pi, a dis­tri­bui­ção Rasp­bi­an pas­sou a con­tar com um novo inter­fa­ce grá­fi­co desig­na­do de PIXEL. Esta ver­são mais tra­ba­lha­da do ante­ri­or inter­fa­ce pre­ten­de sim­pli­fi­car e melho­rar o inter­fa­ce X des­ta dis­tri­bui­ção dan­do-lhe algu­mas fun­ci­o­na­li­da­des que vemos em dis­tri­bui­ções ditas “main-stre­am” como o Ubun­tu, o Mint ou o Fedora. 

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis.
Na rubri­ca “Docu­men­ta­ção” apre­sen­ta­mos a revis­ta Mag­PI de Outu­bro assim como a revis­ta new­se­lec­tro­nics de 27 de Setem­bro de 2016.

Está dis­po­ní­vel por mais alguns dias um paco­te de eBo­oks rela­ci­o­na­dos com a makerS­ce­ne pro um cus­to bas­tan­te acei­tá­vel. Podem apro­vei­tar a opor­tu­ni­da­de no Hum­ble Bumble.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.