Newsletter Nº68

Newsletter Nº68
News­let­ter Nº68

Esta sema­na no fórum da Intel o seu CEO apre­sen­tou o Intel Jou­le com­pu­te modu­le. Tra­ta-se de uma pla­ta­for­ma de desen­vol­vi­men­to de alto desem­pe­nho espe­ci­fi­ca­men­te dedi­ca­da ao IoT (Inter­net of Things). No mes­mo even­to foi igual­men­te anun­ci­a­do o pro­jec­to Alloy que se tra­ta de uma solu­ção tudo-em-um de rea­li­da­de vir­tu­al aumen­ta­da. A Goo­gle está a desen­vol­ver um novo sis­te­ma desig­na­do de Fuch­sia dese­nha­do para cor­rer em todas as pla­ta­for­mas. Tra­ta-se de uma alte­ra­ção na estra­té­gia da Goo­gle que até à data tinha desen­vol­vi­do todos os seus sis­te­mas recor­ren­do ao Linux. Con­tu­do, como sabe­mos, o Linux não é solu­ção para tudo e os enge­nhei­ros da Goo­gle estão a pre­pa­rar este novo sis­te­ma. Mui­ta docu­men­ta­ção e códi­go fon­te foram dis­po­ni­bi­li­za­dos pela Goo­gle no GitHub. Nou­tras noti­ci­as a AMD demons­trou uma melho­ria sig­ni­fi­ca­ti­va de desem­pe­nho na sua pró­xi­ma gera­ção de pro­ces­sa­do­res Zen. A Micro­soft dis­po­ni­bi­li­zou o Powershell em open-sour­ce e dis­po­ní­vel para Linux e MacOS. A Audi desen­vol­veu um tec­no­lo­gia que pode­rá tor­nar os semá­fo­ros obso­le­tos. A Uber vai come­çar os tes­tes em Pitts­burgh com car­ros de con­du­ção autó­no­ma. Em Hel­sín­quia come­ça­ram os pri­mei­ros tes­tes com auto­car­ros de con­du­ção autó­no­ma. A Intel vai fabri­car pro­ces­sa­do­res ARM. Por fim foi des­co­ber­to um tuba­rão na Gro­ne­lân­dia que se pen­sa ter cer­ca de 400 anos.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. Na rubri­ca “Docu­men­ta­ção” apre­sen­ta­mos um novo livro da Mag­PI desig­na­do Sim­ple Elec­tro­nics with GPIO Zero.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.