Newsletter Nº59

Newsletter Nº59
News­let­ter Nº59

Esta sema­na foi anun­ci­a­do que irá ser lan­ça­do o Blu­e­to­oth 5 que irá aumen­tar sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te o alcan­ce, a velo­ci­da­de e a capa­ci­da­de de difu­são de men­sa­gens. Com a expec­ta­ti­va de qua­dru­pli­car o alcan­ce e dupli­car a velo­ci­da­de de liga­ções de bai­xo con­su­mo tra­tam-se de boas noti­ci­as para o uni­ver­so IoT. A Datwy­ler vai adqui­rir a Pre­mi­er Far­nell — conhe­ci­da pelo fabri­co do Rasp­ber­ry PI. Um gru­po de inte­res­sa­dos con­se­guiu reu­nir-se e fazer renas­cer um conec­tor que se encon­tra­va obso­le­to e sem pro­du­ção. Tra­ta-se de um conec­tor DB-19 que é usa­do no com­pu­ta­do­res Macin­tosh anti­gos para ligar dis­cos e que pode atu­al­men­te ser usa­do atra­vés de um emulador.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. Na rubri­ca “Docu­men­ta­ção” apre­sen­ta­mos oito livros (eBo­oks) que podem ser des­car­re­ga­dos livre­men­te e que esta sema­na são sobre Migra­ção de Bases de Dados SQL ser­ver para a Azu­re, intro­du­ção a soci­o­lo­gia, ini­ci­a­ção ao desen­vol­vi­men­to de apli­ca­ções Open Sour­ce, ini­ci­a­ção ao desen­vol­vi­men­to de apli­ca­ções em DB2, apren­den­do Perl da for­ma mais com­pli­ca­da, per­ce­ben­do Big Data, cons­tru­ção de com­pi­la­do­res e guia de bol­so do Ubuntu.

Está dis­po­ní­vel por mais alguns dias um paco­te de eBo­oks que con­si­de­ro mui­to inte­res­san­te pelo cus­to. Podem con­sul­tar no Hum­ble Bumble.

Na pró­xi­ma sema­na (dias 25 e 26) rea­li­za-se no pavi­lhão do conhe­ci­men­to a Maker Fai­re Lis­boa, o altLab irá par­ti­ci­par com diver­sos pro­jec­to que irei falar na pró­xi­ma newsletter.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.