Newsletter Nº53

Newsletter Nº53
News­let­ter Nº53

Faz pre­ci­sa­men­te um ano que foi lan­ça­da a pri­mei­ra News­let­ter do altLab. É com gran­de ale­gria que vejo o Nº 53 a ser publi­ca­do cor­res­pon­den­do a uma edi­ção sema­nal inin­ter­rup­ta duran­te o ano. Mui­tas idei­as, docu­men­ta­ção, cir­cui­tos, soft­ware open-sour­ce, fer­ra­men­tas, peças impri­mí­veis em 3D, Gad­gets e pro­jec­tos de maker foram aqui abor­da­dos. Foram mais de 100 eBo­oks divul­ga­dos, 35 cir­cui­tos, 17 softwa­res open-sour­ce, mais de 150 peças 3D e cer­ca de 1000 pro­jec­tos de maker. Tudo isto supor­ta­do no Docu­men­ta! A News­let­ter irá con­ti­nu­ar e algu­mas novi­da­des irão sur­gir no futu­ro que cer­ta­men­te vos iram agradar.

Esta sema­na a Sam­sung e a Legrand for­ma­ram uma par­ce­ria na área do IoT para a inte­ro­pe­ra­bi­li­da­de entre a pla­ta­for­ma Artik e a pla­ta­for­ma Eli­ot. A IBM dis­po­ni­bi­li­zou para o publi­co o aces­so à com­pu­ta­ção quân­ti­ca. Cirur­giões e cien­tis­tas demons­tra­ram a uti­li­za­ção de um robot numa ope­ra­ção de cirur­gia num ser vivo.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. Na rubri­ca “Docu­men­ta­ção” apre­sen­ta­mos dez livros (eBo­oks) que podem ser des­car­re­ga­dos livre­men­te e que esta sema­na são sobre a temá­ti­ca do conhe­ci­men­to aber­to e das licen­ças usa­das na publi­ca­ção de docu­men­tos. Foi tam­bém publi­ca­da a revis­ta newe­lec­tro­nics de 26 de Abril.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.